Como criar segurança psicológica no trabalho?

Tempo de leitura: 4 minutos

O tema saúde mental está cada vez mais em voga no mundo corporativo. Diante das mudanças e incertezas dos últimos anos, muitos profissionais têm enfrentado problemas emocionais, que muitas vezes são intensificados pelo trabalho. Por isso, é muito importante que os profissionais de RH estejam atentos ao conceito de segurança psicológica e como colocá-lo em prática no mundo corporativo.

Um ambiente de trabalho permeado por segurança psicológica permite que os profissionais se sintam à vontade para expressar opiniões e ideias sem medo de julgamentos ou represálias. Acompanhe a leitura e descubra como tornar possível esse ambiente.

O que é segurança psicológica?

A segurança psicológica refere-se à sensação de segurança que as pessoas têm para se expressar em um ambiente, com a certeza de que suas opiniões e ideias serão valorizadas e consideradas, mesmo que sejam diferentes da maioria.

Embora seja um conceito relativamente novo, a segurança psicológica tem um enorme impacto no bem-estar dos colaboradores e, além disso, na rentabilidade de uma empresa, já que também interfere diretamente na produtividade da força de trabalho. 

Afinal, quando as pessoas se sentem seguras, elas se engajam mais com suas tarefas e contribuem com soluções criativas e inovadoras para a empresa.  Em contrapartida, um ambiente de trabalho hostil pode desencadear ou agravar problemas como estresse, ansiedade, esgotamento e até mesmo a síndrome de burnout.

Desenvolver a segurança psicológica tem conexão direta com a exposição de vulnerabilidades. Ao promover um ambiente de trabalho dotado dessa qualidade, os profissionais sentem-se confortáveis em expor seus erros e fracassos sem se sentirem envergonhados ou inseguros. Inclusive, essa é uma prática que deve ser incentivada em qualquer empresa, até porque o erro não é algo negativo — ao contrário, geralmente ele é o primeiro passo para que ocorra a aprendizagem.

Os benefícios da segurança psicológica

Apostar na implementação da segurança psicológica no ambiente corporativo tem vários benefícios. Alguns deles são:

1. Aumento da produtividade

Ao se sentirem seguras para se expressar, as pessoas tendem a se tornar mais engajadas e motivadas a contribuir para a empresa e para o seu próprio desenvolvimento.

2. Estímulo da criatividade e inovação

Em um ambiente de trabalho livre de julgamentos, as pessoas naturalmente se sentem à vontade para compartilhar suas ideias, mesmo que sejam inusitadas ou estranhas à primeira vista. Essa troca de ideias estimula a criatividade e a inovação, podendo até mesmo promover o desenvolvimento de soluções disruptivas. 

3. Melhoria da saúde mental

Trabalhar em um ambiente hostil pode levar a diversos problemas de saúde mental. Por outro lado, um ambiente de trabalho que valoriza a segurança psicológica é capaz de promover bem-estar mental e a uma maior satisfação com o trabalho.

4. Melhor trabalho em equipe

Ao se sentirem seguros para se expressar, os colaboradores se tornam mais colaborativos e cooperativos, trabalhando melhor em equipe e, consequentemente, estimulando um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.

Formas para desenvolver segurança psicológica no ambiente de trabalho

Infelizmente, a segurança psicológica não é algo que acontece naturalmente. É uma prática de precisa ser cultivada, pouco a pouco e com o envolvimento de todos.

Algumas das estratégias que podem ajudar a promover um ambiente de trabalho psicologicamente seguro são:

– Valorização da diversidade

Valorizar a diversidade é permitir que as pessoas se sintam mais seguras para se expressar e serem quem são. O respeito às diferenças, sejam de opinião, cultura, gênero, idade, etnia ou habilidades, é fundamental para promover acolhimento e reconhecimento aos colaboradores.

– Comunicação aberta

A comunicação aberta é essencial para promover a segurança psicológica. Gestores e líderes devem sempre incentivar o diálogo e a troca de ideias, além de encorajar seus liderados a falarem de forma transparente sobre suas preocupações, dúvidas e sugestões.

– Reconhecimento

Reconhecer e valorizar os esforços e as contribuições de seus colaboradores é mais uma maneira de fomentar a segurança psicológica. Reconhecer publicamente os esforços e as conquistas por meio de elogios, promoções ou prêmios, ajuda a motivar e engajar os profissionais.

– Cultura de feedback 

O feedback, quando construtivo, é uma excelente maneira de ajudar os colaboradores a crescerem e melhorarem no trabalho. Obviamente, o feedback deve ser oferecido com respeito, baseado em fatos e dados e de forma construtiva, para que os colaboradores não se sintam criticados ou julgados e, além disso, saibam no que precisam melhorar e como fazer isso.

Educação Corporativa na promoção de segurança psicológica

São diversas as formas de utilizar a capacitação corporativa em favor de um ambiente de trabalho com segurança psicológica. Veja: 

  • Treinamentos em habilidades socioemocionais, com temas como empatia, comunicação não-violenta, resolução de conflitos, entre outros.
  • Capacitação em liderança inclusiva, para que os líderes e gestores saibam como contribuir na construção de um ambiente mais inclusivo e respeitoso.
  • Desenvolvimento de políticas organizacionais mais justas e equitativas, por meio de treinamentos sobre diversidade e inclusão, políticas anti-assédio e anti-discriminação, entre outros.

banner roxo com os dizeres Acessibilidade Digital no Brasil e um botão verde abaixo dizendo baixe agora

A oferta de educação corporativa pode contribuir significativamente para a promoção da segurança psicológica no ambiente de trabalho. Por meio de treinamentos e recursos que apoiem na criação de um ambiente de trabalho mais justo, acolhedor e respeitoso, as organizações ajudam a promover a saúde mental e o bem-estar dos seus colaboradores, além de melhorar o desempenho e a produtividade da equipe como um todo. 

Deseja utilizar a educação corporativa digital para promover a segurança psicológica? Entre em contato e saiba como podemos de ajudar! 

2024-02-29T10:40:45-03:00