Chief Learning Officer (CLO): o profissional de T&D

Início/Blog/Chief Learning Officer (CLO): o profissional de T&D

 

Cada vez mais, empresas e organizações priorizam o Treinamento & Desenvolvimento (T&D). Em suma, uma boa estratégia de T&D está atrelada à garantia de sucesso de qualquer negócio. 

A partir disso, surge a necessidade de ter um profissional focado 100% em determinar uma melhor estratégia de Treinamento & Desenvolvimento para a empresa, seus colaboradores, clientes e até fornecedores. 

Neste artigo, irei mostrar quem é o(a) Chief of Learning Officer (CLO), quais suas responsabilidades e contribuições para a construção de uma cultura de aprendizado eficaz. Acompanhe!

Quem é a pessoa “Chief Learning Officer”?

Um programa de Treinamento & Desenvolvimento é fundamental para transformar a rotina dos colaboradores e os resultados da empresa. Desse modo, apostar em um profissional qualificado para essa função faz toda a diferença no resultado final. 

Mas, afinal, quem é a pessoa Chief Learning Officer (CLO)? Seria a pessoa apta a determinar uma estratégia de T&D eficiente para empresas e organizações, por meio de pesquisas e insights coletados. 

Além disso, esse perfil profissional também é capaz de visar outros colaboradores preparados para contribuir ativamente nas iniciativas de T&D, atuando como instrutores, multiplicadores ou pontos focais dentro das diferentes unidades de negócio.

Confira outros títulos que uma pessoa CLO pode receber:

blog-dot-digital-group-titulos-que-uma-pessoa-clo-pode-receber

Em conclusão, ter um(a) CLO pode trazer grandes benefícios para a empresa, ao promover melhorias de processo, adotar novas tecnologias e, com isso, aumentar a lucratividade em um mercado corporativo acirrado.

Qual é a função da pessoa CLO?

O papel principal desse perfil profissional é desenvolver a cultura de aprendizagem, sempre visando os objetivos da organização, como o planejamento estratégico e as metas de curto, médio e longo prazo. 

Na prática, a pessoa responsável pela direção de aprendizagem deve:

 blog-dot-digital-group-deveres-da-pessoa-responsavel-pela-direcao-de-aprendizagem

Atuação da pessoa Chief Learning Officer no mercado de trabalho

No Brasil, a posição da pessoa CLO ainda é relativamente recente no mercado corporativo. Por isso, os requisitos para se tornar Chief Learning Officer ainda estão em evolução. 

De acordo com a EML Learning, algumas características que contribuem para ser um(a) CLO de sucesso são: 

Cultura: planejar programas de T&D para pessoas de diferentes gerações, nacionalidades, personalidades e idiomas. 

Inteligência emocional: precisa estar aberto(a) a ouvir seus colegas e disposto(a) a aprender a partir de suas perspectivas. 

Compreensão e empatia: entender rapidamente por que um colaborador agiu da maneira que agiu. 

Futurista: deve ter metas que ajudem a empresa no longo prazo. 

Entusiasmo: é preciso entusiasmo o suficiente para incitar os outros com sua paixão. 

Pessoalmente, eu adicionaria o fator influência a essa lista, pois sabemos que o cotidiano de uma organização é corrido e que metas, entregas e prazos precisam ser cumpridos. Inserir a aprendizagem na cultura diária da empresa é uma tarefa que precisa da colaboração de todas as lideranças e o CLO é o responsável por fazer isso acontecer.

Conheça 3 CLOs de sucesso:

  1. Lou Tedrick, Verizon, vice-presidente de aprendizagem e desenvolvimento global.
  2. Sydney Savion, Cityblock Health (supervisionou o desenvolvimento de 250.000 oficiais militares dos EUA).
  3. James Woolsey, presidente da Defense Acquisition University.

Algumas empresas que possuem esse perfil profissional optam por manter uma linha direta de responsabilidade entre CLO e CEO, enquanto outras mantém entre CLO e a área de Recursos Humanos.

De qualquer forma, a pessoa CLO sempre contará com a alta administração da organização e poderá apoiar na tomada de decisão com um olhar único de geração de valor por meio do conhecimento.

Confira os resultados da pesquisa realizada pelo Chief Learning Officer que, dos entrevistados:

blog-dot-digital-group-resultados-pesquisa-realizada-pelo-chief-learning-officer

Diante disso, acredita-se que em um futuro muito breve, a posição da pessoa CLO seja cada vez mais presente (e necessária) nas empresas e organizações.

Por Davi Torres, Especialista EdTech e colaborador DOT desde 2011

2022-04-12T16:49:11-03:00