O aumento da demanda pela profissionalização dos produtores e trabalhadores rurais levou o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) a oferecer o primeiro curso técnico de nível médio para o agronegócio na modalidade semipresencial e de forma gratuita: o Curso Técnico em Agronegócio, que conta com o apoio da Rede e-Tec e tem a chancela do Ministério da Educação (MEC).
Boa parte do sucesso do curso deve-se ao empenho e à parceria com o DOT, o qual permanece o tempo todo envolvido com o objetivo de contribuir com a educação formal dos profissionais do agronegócio.”
Maria Cristina Ferreira – Coordenadora da Educação Formal no SENAR
DESAFIO SENAR
O SENAR, referência em formação e capacitação de pessoas do campo, tinha o desafio de lançar o primeiro curso técnico de nível médio semipresencial para o agronegócio.
SOLUÇÃO
Desenvolvemos para o Senar um portal educacional para a divulgação da oferta; processo seletivo; plataforma de Educação a distância (LMS) com recursos automatizados para planejamento e controle de ações educacionais; conteúdos adequados às necessidades do público-alvo; atendimento (monitoria e tutoria)
aos alunos, realizado por meio das ferramentas de comunicação da plataforma e por uma central 0800, além do Sistema de Gestão Acadêmica para a administração do curso.
A plataforma possui um formato híbrido, com utilização de materiais didáticos, como cursos e-learning, videoaulas e apostilas no ambiente virtual, orientados por tutores online. Ela também permite a gestão de aulas presenciais com a mediação de um tutor presencial. O DOT também realiza campanhas de captação de alunos com estratégias de MarTech (Marketing Technology), com Big Data, Data Science e Microtargeting.
RESULTADO
O Curso Técnico em Agronegócio do Senar conta com mais de 13.000 alunos e polos presenciais em 23 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, com um índice de satisfação de 95%.