Case Onboarding TIVIT

Presente no mercado há mais de 20 anos, a TIVIT é uma multinacional brasileira de soluções digitais com operações em 10 países da América Latina.

Desafio

Garantir que o processo de Onboarding em todas as unidades, incluindo diferentes países, seja realizado do mesmo jeito.

Solução

Os processos de onboarding da empresa eram todos presenciais e, para contemplar todas as unidades e manter os padrões, essa modalidade se tornava cada vez mais onerosa e inviável. Outro ponto importante é que a TIVIT tem uma característica muito específica: uma parte dos seus colaboradores não trabalha in company, ficando alocada dentro do cliente, o que dificulta um processo de onboarding presencial.

Como a TIVIT já disponibilizava uma série de cursos online, que atendiam  várias necessidades de capacitação dos seus novos colaboradores, o DOT digital group propôs construir um Programa de Onboarding online.

Além de reunir alguns conteúdos já prontos, abordando questões institucionais, sistemas, posicionamento de mercado, o programa contou com novos conteúdos, desenvolvidos sob demanda para a nova solução educacional. Quando foi para operação, o programa contou com estratégias de mediação proativas, estimulando a adesão dos alunos, seu engajamento e seu caminho rumo à conclusão do programa.

Este Plano de Mediação contém ações distribuídas em um período de 30 dias. As ações foram planejadas conforme as funcionalidades da plataforma de aprendizagem Studion.

Resultados

Entregamos um programa de e-learning customizado, trazendo ao novo colaborador da TIVIT informações institucionais, além de tratar de sistemas utilizados e das áreas afins.

E com um Plano de Mediação foi possível motivar e engajar os novos colaboradores a iniciarem o Programa de Onboarding online e a concluírem os cursos de maneira satisfatória.

Confira alguns números que evidenciam o sucesso da solução.

No início da implementação o índice de colaboradores que nem chegavam a iniciar o programa era maior que 50% e o número de concluintes não chegava a 10%.

Depois do Plano de Mediação, o número de concluintes passou dos 80% e os não iniciantes somam menos de 9%.

Leia também: Educação digital como estratégia de onboarding

Receba Conteúdos!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos produzidos pelo DOT