Capacitação para profissionais do varejo online

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O crescimento exponencial de usuários da internet vem impulsionando cada vez mais os diferentes tipos de varejo online. A internet criou novas oportunidades, aumentando o volume de negócios na web. Por isso, o treinamento corporativo se faz essencial, para que os profissionais consigam acompanhar o ritmo de crescimento do setor.

O “boom” do varejo online

As gigantes do e-commerce vem se esforçando constantemente para conquistar os  consumidores no mercado do varejo online, já que o setor está cada dia mais competitivo. 

Prova desse esforço é a famosa Black Friday. A data se popularizou nos EUA, na década de 1980, chegou ao Brasil em 2010 e atualmente faz o maior sucesso por aqui. Nela, os varejistas fazem grandes promoções, buscando um aumento nas vendas. A ideia é aproveitar a chegada do fim do ano e das festividades – época na qual os consumidores naturalmente compram mais.  

A crescente digitalização do formato varejista é inegável: de acordo com o site E-Commerce Brasil, em 2021, o comércio eletrônico foi o canal campeão de vendas na Black Friday

A fim de atender a uma demanda do mercado consumidor, especialmente na era pós-pandemia, todos os tipos de varejo tiveram que se adaptar aos canais digitais. Os hábitos de consumo mudaram e têm acompanhado as exponenciais inovações tecnológicas da nossa sociedade atual. 

Não tem jeito: o setor que não se adequar a esse novo modelo de negócios, ficará para trás. 

Essa adequação compreende diversos desafios, desde a capacitação da força de trabalho, para lidar com as novas tecnologias e o novo formato de negócio, até a acessibilidade nos ambientes digitais.

Tal movimento é, de fato, bastante desafiador, mas também abre diversas portas para o setor varejista. A presença online proporciona ao setor inúmeras vantagens. Alguns dos benefícios do varejo online são:

  • Atendimento 24h 
  • Melhora no relacionamento com os clientes
  • Maior alcance 
  • Melhor taxa de conversão de vendas
  • Possibilidade de maior diversificação do catálogo de produtos 
  • Possibilidade de venda sem estoque

Quais são os principais tipos de varejo online?

Atualmente, é possível encontrar praticamente qualquer tipo de produto ou serviço online. Basta “dar um Google”, e lá estará a solução para quaisquer dores dos consumidores. Listamos aqui, alguns dos principais tipos de varejo com presença online e suas características. Veja:

Varejo alimentar

É composto majoritariamente por hipermercados, supermercados, e os chamados “atacarejos”, que unem a venda de produtos nos formatos atacado e varejo.

Lojas de departamentos

São aquelas lojas que vendem diversos produtos em um só lugar, como por exemplo, roupas, calçados, produtos de beleza e etc.

Outlet

Cada vez mais populares, os outlets são lojas que vendem produtos de marcas famosas a preços com desconto.

Varejo Farmacêutico

As farmácias online são uma realidade cada vez mais presente no Brasil, oferecendo desde medicamentos até produtos de beleza.

Canais Especializados

Por fim, é possível encontrar uma infinidade de lojas online que vendem somente um tipo de  produto específico, como lojas de bijuterias, bolsas ou itens esportivos, por exemplo.

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Importância da capacitação para o setor varejista

Com novas oportunidades surgem, também, novos desafios. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e conscientes de seu processo de compra. Dessa forma, todos os tipos de varejo precisam estar atentos para garantir a fidelização.

Os clientes desejam praticidade e agilidade na hora de realizar as suas compras, é fato. Mas, acima de tudo, um atendimento personalizado e de qualidade é o fator chave para conquistar – ou perder – um cliente.

Esse mercado não é tão simples, como muitos imaginam – exige conhecimento e fortes habilidades. Por isso, a capacitação corporativa no varejo é essencial. 

Investir no desenvolvimento dos colaboradores é um movimento estratégico, que irá impactar diretamente na experiência do cliente e, consequentemente, nas vendas e no lucro da organização.

A educação corporativa digital pode trazer um enorme retorno para o setor varejista, desde que haja um bom planejamento do programa de T&D.

Benefícios da educação corporativa para o varejo online

Com uma estratégia sólida, é possível utilizar o treinamento corporativo no setor de varejo online para superar desafios e impulsionar o crescimento do negócio. Algumas das vantagens de capacitar os colaboradores são:

Otimização do negócio 

Com um programa de T&D bem estruturado e personalizado de acordo com as necessidades do seu negócio, os colaboradores estarão alinhados às regras e boas práticas estabelecidas pela empresa e pelo mercado. Isso minimiza erros e otimiza os processos. 

Acessibilidade

Pensar em um ambiente digital inclusivo, que atenda às necessidades de todos os consumidores, é fundamental. A acessibilidade abrange desde o site até o atendimento oferecido pela loja, por isso, capacitar os colaboradores é um passo importante para assegurar a acessibilidade e inclusão.

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Excelência no atendimento 

O mercado atual conta com novas gerações, que têm novos hábitos de consumo e que lidam com diferentes formatos, canais e modelos de negócio no processo de compra. Diante de toda essa complexidade, é preciso que os profissionais sejam capacitados para oferecer atendimento robusto e personalizado.

Diferencial competitivo 

Em um cenário tão automatizado, a experiência humana, entre consumidores e colaboradores da empresa, pode ser uma vantagem competitiva para as organizações. No entanto, é importante investir no treinamento dos profissionais, para assegurar uma experiência diferenciada para os clientes

Redução da Rotatividade

É fato que a rotatividade de colaboradores é um dos principais problemas enfrentados pelo setor de varejo. Isso resulta em aumento de gastos e perda de produtividade. A capacitação dos profissionais contribui para a redução do turnover, já que as iniciativas educacionais ajudam no desenvolvimento de propósito e sentimento de valorização dos colaboradores.

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2022-11-25T14:15:18-03:00