Canvas para o seu projeto de gamification

Há muita Ciência e Design por trás da Gamification. Neste artigo a metodologia DOT de gamificar sistemas/produtos/serviços é explicada de forma visual, intuitiva, por meio de um Canvas.

Todos que precisam realizar projetos complexos adoram Canvas, afinal de contas, não? Esse tipo de instrumento facilita, e muito, a compreensão de cada etapa, elemento necessário no projeto e nas relações entre elas.

Confira o Canvas de concepção de Gamification da metodologia DOT:

 

Representa toda a fase de pesquisa da metodologia de Gamification

  1. Tudo começa com um estudo aprofundado do sistema/produto/serviço que deve ser gamificado. Como funciona? Quais suas possibilidades? E suas restrições? Aqui se trata de analisar pra valer o objeto antes de incrementá-lo, aperfeiçoá-lo com Gamification!
  2. O passo a seguinte é um mergulho triplo:
  • no público-alvo (quem deve ser influenciado pela Gamification? Como são essas pessoas? O que gostam? O -que querem? O que rejeitam?);
  • nos comportamentos que precisam ser transformados no público-alvo para que a gamification funciona;
  • e nos objetivos de negócio, que por sua vez consistem nas metas de geração de valor para o cliente e os KPIs que devem ser usados para avaliar o ROI do projeto.

 

 

Onde se concentra a parte Game Design, consiste na concepção detalhada das regras de incentivo mais eficientes para atingir o público-alvo e instaurar nele os comportamentos de valor de modo a realizar os objetivos de negócio. Para saber mais sobre essa fase vital da metodologia, confira nosso eBook sobre Gamification.

 

 

 Congrega os elementos de suporte que tornam a Gamification viável do ponto de vista técnicoSão eles: tecnologias que serão empregadas, estratégia de comunicação e o capricho no design de interação, na UX. O DOT digital group disponibiliza serviços nessas 3 áreas também. Somos multidisciplinares pra valer e isso faz toda a diferença ao projetar Gamification.

 

 

Consiste na necessária análise de custos operacionais da estratégia de Gamification. Obviamente o valor resultante deste campo precisa ser superado pelo valor gerado como ROI. Esse é o critério de viabilidade financeira e comercial da estratégia.

 

Como em todo Canvas, a verdadeira análise e compreensão só começa quando todos os campos estão preenchidos. É quando a busca por relações entre os campos, e as consequentes complexidades de todo projeto, saltam aos olhos. E isso facilita muito a obtenção de soluções.

Quer saber mais sobre o jeito DOT de fazer Gamification e muito mais?

Conheça aqui o framework que a Gamification faz parte: o Game Thinking.

Receba Conteúdos!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos produzidos pelo DOT