Banco Mundial usa plataforma online do DOT para capacitar instituições brasileiras para financiamento de projetos

O Banco Mundial – instituição que é a maior fonte global de assistência para o desenvolvimento, oferecendo cerca de US$ 60 bilhões anuais em empréstimos e doações a 187 país – implementou uma plataforma de ensino a distância no Brasil, fornecida pelo DOT digital group, e voltada a capacitar as entidades públicas e privadas que buscam financiamentos para seus projetos. A iniciativa permitiu dobrar o número de pessoas treinadas, com redução de 30% nos custos.

O curso “Gerenciamento Financeiro e Desembolsos para Clientes do Banco Mundial” teve origem depois de a instituição identificar que os treinamentos presenciais, voltados a capacitar as entidades a escrever e submeter os projetos que precisavam de financiamento, nem sempre tinham resultados satisfatórios. Até então, o processo de capacitação presencial durava cinco dias e estava muito focado em questões teóricas, em vez de debater as particularidades das iniciativas.

A partir dessa percepção, o Banco Mundial optou pela adoção de um modelo híbrido de treinamento para as instituições que querem se preparar para solicitar um financiamento de projeto, com um conteúdo teórico online, fornecido por meio de uma plataforma de ensino a distância, e atividades presenciais, nas quais mentores esclarecem dúvidas e debatem temas práticos do projeto.

O primeiro passo da migração para esse novo modelo de curso foi identificar um fornecedor que oferecesse a tecnologia e o conteúdo para a implementação do sistema de ensino a distância. Após avaliar diversos provedores, o Banco Mundial optou pelo DOT digital group, por conta do conhecimento da companhia – que atua há 20 anos no mercado de e-learning no país – e do projeto apresentado, que atendeu às necessidades específicas do Banco Mundial.

“Logo de início, o DOT foi bastante ágil e conseguiu entender nossas demandas, apesar de toda a complexidade da nossa operação. Percebemos que, após os primeiros feedbacks, o time do DOT compreendeu nossa real necessidade e rapidamente pudemos fazer os ajustes necessários para disponibilizar o treinamento da melhor maneira possível”, afirma Eduardo França, Especialista em Gerenciamento Financeiro no Banco Mundial.

No projeto, o DOT digital group ofereceu a plataforma tecnológica, o design instrucional dos conteúdos, assim como os mentores voltados a adaptar as necessidades do Banco Mundial para o curso online.

Expansão Banco Mundial para América Latina e Caribe

E, graças ao sucesso obtido com a plataforma de Ensino a Distância, a instituição vai expandir, em 2017, o mesmo formato de cursos híbridos para os demais países da América Latina e Caribe.

O projeto de internacionalização desenvolvido pelo DOT digital group prevê a adaptação dos conteúdos do curso “Gerenciamento Financeiro e Desembolsos para Clientes do Banco Mundial” para espanhol e inglês. A plataforma vai ser capaz de identificar o país de origem do usuário e, automaticamente, oferecer o curso na língua de origem. Além disso, a iniciativa contempla a adaptação dos treinamentos para demandas e necessidades pontuais de cada país.

“Esse projeto de internacionalização da plataforma de ensino a distância para o Banco Mundial representa hoje um importante marco na história do DOT digital group, na medida em que valida nosso trabalho sob a ótica de uma das instituições mais respeitadas do mundo e que tem um importante papel no desenvolvimento de países como o Brasil”, afirma Luiz Alberto Ferla, CEO do DOT digital group.

 

 

2023-02-09T11:01:17-03:00