Empresas de diversos setores investem cada vez mais em programas de T&D para ampliarem sua participação no mercado. A Universidade Corporativa Digital, também conhecida como UC, se torna a melhor opção quando uma organização necessita de um grande número de capacitações ao mesmo tempo.
Além disso, é a única alternativa para empresas muito segmentadas que não podem depender da formação das instituições de ensino comuns para a qualificação dos colaboradores, dependendo da capacitação oferecida e iniciativas relacionadas.
Como uma UC pode ser eficaz nas metas e resultados da empresa
A Universidade Corporativa Digital possibilita que a organização tenha mais controle sobre os processos de aprendizado, e implante no plano de conteúdo temas ligados às metas e resultados estratégicos da empresa.
Programas como esses (mais densos) são elaborados pelos centros de treinamento e desenvolvimento (T&D) de grandes empresas, a exemplo da estatal Petrobras, que possui a Universidade Petrobras desde 2012.
Bancos também se planejam para investir continuamente em capacitação, a exemplo do Banco do Brasil, que conta com a UniBB justamente para capacitar suas pessoas.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as universidades corporativas no setor chegam a ter investimentos de mais de R$ 1 bilhão.
A influência nas taxas de retenção
Em um mercado cada vez mais competitivo, oferecer qualificação para os colaboradores significa estar à frente da concorrência e ter taxas de retenção superiores.
Em relação aos programas que permeiam a linha das universidades corporativas, o grande diferencial de se investir nesse modelo é alinhar o conhecimento técnico, adquirido na graduação, às necessidades e objetivos mercadológicos.
As UC´s propõem uma maneira diferente de pensar e trabalhar, e preparam os colaboradores para desempenhar papéis mais amplos e desafiadores no seu ambiente de trabalho.
Cursos online para Universidade Corporativa Digital
Os cursos online personalizados são ideais para Universidades Corporativas e Programas de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), pois permitem que os colaboradores entendam novos conceitos voltados à estratégia e valores da empresa com mais rapidez e precisão. Posto isso, os custos associados à aprendizagem online garantem um retorno mais rápido ao investimento realizado.
Pense nisso
Sustentar a vantagem competitiva por meio do aprendizado permanente é o objetivo das empresas que implementam uma Universidade Corporativa Digital.
O objetivo central é desenvolver meios de potencializar oportunidades, entrar em novos mercados globais, criar relacionamentos mais profundos com os clientes, e impulsionar a organização para o futuro.
“Em um mercado de trabalho cada vez mais vasto, que convive diariamente com o apagão de talentos em diversos segmentos, o pacote de benefícios convencional e uma boa remuneração se tornaram commodities. Investir no clima organizacional e na capacitação dos funcionários são ações de alto valor agregado, que fazem esse papel, além de aumentar o nível de comprometimento e envolvimento do profissional”, explica o diretor do Instituto Monitor, Eduardo Alves.
Deseja iniciar uma Universidade Corporativa Digital? Clique aqui e fale com a gente!
Leia também:
>>> Anywhere Office: a nova filosofia do mercado de trabalho
>>> Sistema Híbrido: o modelo de trabalho que ganha força no mercado