A nova realidade da capacitação digital no setor farmacêutico

Início/Blog/A nova realidade da capacitação digital no setor farmacêutico

 

Diante das transformações causadas pela pandemia, surge um novo obstáculo no setor farmacêutico: capacitar colaboradores que necessitam constantemente de atualização e treinamento. Nesse cenário, a capacitação digital no setor farmacêutico pode ser a virada de chave para o desenvolvimento da força de trabalho em todas as frentes.

Desafios e necessidades da capacitação digital no setor farmacêutico 

A indústria farmacêutica e farmoquímica conseguiu andar na contramão da crise e manter-se em crescimento. Foram poucos setores que encontraram oportunidades durante a pandemia e o mercado farmacêutico, como não poderia deixar de ser, teve uma situação favorável aos negócios.

No entanto, no Brasil, nota-se uma falta de programas educacionais e uma carência relativa de profissionais qualificados com experiência em todas as fases do processo de Descoberta e Desenvolvimento de Fármacos, que é longo, arriscado e custoso.

Portanto, essa indústria também precisa superar alguns desafios:

  • É necessário uma frequência de lançamentos em produtos para atender às diferentes necessidades de um público consumidor amplo e cheio de especificidades;
  • Devido aos lançamentos e necessidades de inovação no setor, os colaboradores precisam sempre estar em treinamento e desenvolvimento para a capacitação, a fim de manterem-se atualizados;
  • Como ocorrem muitos lançamentos para o mercado, a concorrência pode ser forte e frenética, sendo preciso investir na força de vendas para aumentar a competitividade;
  • Os profissionais que atuam nessa indústria, seja com pesquisa, produção ou venda, precisam ser especialistas e conhecer a fundo o produto;
  • Existem diversos protocolos e regulamentos rigorosos que devem ser reconhecidos e obedecidos pelas empresas atuantes nesse segmento;
  • É necessário que se tenha conhecimento das políticas regulatórias e públicas desse setor para que assim se tenha compreensão da importância da ciência e inovação em tecnologias.

É necessário que se tenha conhecimento das políticas regulatórias e públicas desse setor para que assim se tenha compreensão da importância da ciência e inovação em tecnologias.

Treinamento corporativo para desenvolver habilidades e gerar resultados

É preciso avaliar e entender os processos de capacitação digital no setor farmacêutico. Os métodos atuais estão somente repassando conhecimento ou estão, de fato, ajudando e motivando as pessoas para que também possam desenvolver suas habilidades visando melhores resultados?

Para atender às necessidades da população e os rigorosos regulamentos, é imprescindível que profissionais do setor farmacêutico tenham treinamentos à sua disposição. Assim, conseguirão atualizar seus conhecimentos e detalhes sobre as novidades dessa área.

blog-dot-digital-group-capacitacao-digital-para-o-setor-farmaceutico

Por isso, a capacitação digital no setor farmacêutico surge como uma estratégia para ampliar o acesso ao conhecimento em tempo real. Existem diversos formatos e soluções que podem proporcionar uma aprendizagem contínua no dia a dia desses profissionais, seja na indústria ou nas farmácias.

Estratégias educacionais promovem conhecimento e competitividade 

Cursos online, por exemplo, reduzem o espaço de tempo entre o lançamento de novos produtos e o treinamento da equipe de vendas. Sendo assim, a formação corporativa não só auxilia no desenvolvimento individual, como torna a organização mais competitiva.

Pensando em como auxiliar o desenvolvimento da capacitação digital no setor farmacêutico, a equipe de Inteligência de Mercado do DOT Digital Group produziu relatórios que apontam as principais perspectivas de mercado para a indústria farmacêutica e farmoquímica.

Também há dados referentes ao crescimento do varejo farmacêutico nos últimos anos e as novas estratégias para qualificação de colaboradores em farmácias e indústrias. Faça download gratuito aqui.

blog-dot-digital-group-relatorios-de-inteligencia-setor-farmaceutico

 

2022-07-08T12:15:47-03:00