A aplicação de Inteligência Artificial nas empresas

Estamos vivendo na era da revolução digital, onde todos os dias surgem novos conceitos e tecnologias para movimentar pessoas e negócios. A Inteligência Artificial é uma delas e vem sendo aplicada com frequência! 

Entende-se como Inteligência Artificial o fato de as máquinas conseguirem pensar como seres humanos, aprendendo a raciocinar, analisar e tomar decisões. Situação que ainda preocupa muita gente, por imaginarem que os robôs substituirão pessoas, mas o cenário não é bem esse. 

Pesquisa realizada pela Gartner prevê a criação de empregos relacionados à Inteligência Artificial (AI), chegando a 2 milhões de novos postos de trabalho em 2025.

Svetlana Sicular, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner, afirma que a Inteligência Artificial vai melhorar a produtividade de muitos empregos, eliminando milhões de posições de nível médio e baixo, mas também criará milhões de novas posições de habilidades altamente qualificadas, gerenciamento e até mesmo a variedade de nível de entrada e baixa qualificação.

Embora o mercado de inteligência artificial seja dominado por grandes empresas, os pequenos negócios também podem encontrar oportunidades na criação de novas soluções com a tecnologia, principalmente por meio de startups.

Aplicações de Inteligência Artificial

  • Recomendação de produtos

Sistemas que identificam o perfil do consumidor e indicam produtos que o cliente quer

comprar, mesmo que ele ainda não tenha procurado por isso. Em uma loja de roupas, por

exemplo, a solução pode escanear o corpo do comprador e analisar as melhores opções

de roupas para ele.

  • Divulgação de produtos

Solução que identifica o interesse do consumidor em determinado produto e gera ações

de marketing que fazem com que o produto pesquisado continue aparecendo em outros

sites que esse consumidor navega.

  • Bots que atuam como secretárias

O bot pode agendar reuniões identificando as pessoas envolvidas e os horários disponíveis

na agenda de cada um deles. Esse é um exemplo real da Amy Ingram, bot da empresa

x.ai.

  • Recrutamento e seleção

A inteligência artificial permite que seja feita uma análise aprofundada dos candidatos a

determinada vaga, a fim de identificar aquele que é mais adequado.

  • Bots para atendimento ao cliente

Softwares automatizados que conseguem se comunicar com o cliente, via texto ou via

telefone. Seu aprendizado permite que eles compreendam o contato, interpretem a melhor

maneira de conversar com ele e adaptem a comunicação, por exemplo.

Confira algumas vantagens da utilização de IA nas organizações:

Receba Conteúdos!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos produzidos pelo DOT