5 desafios do mercado de seguros e como resolvê-los

Tempo de leitura: 4 minutos

 

Diante da modernização constante em todos os setores, a demanda por profissionais qualificados só aumenta, e no mercado de seguros não é diferente.

O treinamento corporativo pode ajudar a solucionar alguns dos principais desafios do setor. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Como está o mercado de seguros no Brasil?

Antes de falar sobre desafios e soluções, é preciso analisar o panorama atual do mercado de seguros no Brasil.

Sem dúvidas, a pandemia de COVID-19 ocasionou mudanças no mundo todo, que impactaram o mercado de modo geral, incluindo o mercado de seguros. O fator que mais chama a atenção é a mudança de perfil do consumidor: uma consequência direta dos acontecimentos na área da  saúde. 

Apesar da crise econômica, é possível observar aumento da procura por algumas modalidades de seguro, como Vida e Residencial. Certamente, esse comportamento mais preventivo se deu pela maior permanência das pessoas em suas casas e, além disso, por uma maior preocupação com falecimentos inesperados.

De acordo com dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), nos primeiros 8 meses de 2021 houve um incremento de mais de 14% no faturamento do mercado de seguros, em comparação ao mesmo período do ano anterior. 

Mesmo diante do período de crise, o setor securitário mostrou-se bastante resiliente. Além disso, não se pode negar que a nova realidade, embora desafiadora, trouxe também novas oportunidades de negócios. Dessa forma, o mercado de seguros conseguiu se manter dinâmico, com a chegada de diferentes modelos de trabalho e perfis de consumidor.

Porém, obviamente, nem tudo são flores: com as novas oportunidades, chegaram, também, novas demandas e requisitos para o setor.

Ao que tudo indica, a expectativa para os próximos anos é que o mercado de seguros no Brasil continue crescendo. Um fator importante para esse impulso é o advento da tecnologia e seus  reflexos na rotina das pessoas. Existe um processo de transformação digital acontecendo, com soluções online que estão revolucionando o setor. E, sem dúvidas, essa revolução demanda profissionais capacitados.

Desafios do mercado de seguros para 2023

– Transformação digital

Com a chegada de novas tecnologias, modelos de negócio disruptivos – como as insurtechs – e o novo perfil de consumidor, não há escapatória: as empresas precisam abraçar a transformação digital, a fim de  manterem-se competitivas no mercado de seguros.

– Adequação à LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados chegou para revolucionar a maneira que empresas de todos os setores tratam os dados de seus clientes. A mudança demandará das seguradoras uma relação mais próxima com titulares, maior grau de transparência, além de processos bem estruturados. O maior desafio  fica por conta do volume de dados tratados, além disso,  tornar esses dados inteligíveis também não é uma tarefa simples.

– Inovação nos produtos ofertados

A competitividade no setor de seguros é uma realidade. Por isso, investir em inovação é essencial. Oferecer produtos que sejam cada vez mais customizáveis, de acordo com as demandas dos clientes, é a grande aposta. Para isso, recursos tecnológicos e integração nos processos são aspectos fundamentais. 

– Alinhamento com a agenda ESG

Com a popularização da agenda ESG, ocorre uma mudança no papel das empresas do mercado de seguros. Mais do que uma empresa que paga sinistros, é importante que as seguradoras assumam uma participação ativa na prevenção de riscos, atuando de forma consultiva para seus clientes. A utilização de  dados de forma mais eficiente, a fim de criar insights relacionados à agenda ESG em produtos e serviços, é uma demanda latente no setor.

– Capacitação da força de trabalho

Por fim, mas não menos importante – capacitar os colaboradores do setor é fundamental. Isso porque de nada adianta utilizar tecnologias de ponta e estratégias disruptivas se os profissionais não forem capazes de atuar em alinhamento com essas modernidades. Para adequar a atuação da sua força de trabalho à transformação digital, o investimento em educação corporativa digital é mandatório.

Descubra tudo sobre ESG e seus impactos: Leia mais

Educação Corporativa para impulsionar o setor

Em um contexto de transformações constantes, investir no treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores é a chave para o sucesso. A capacitação corporativa é uma importante aliada para a superação dos desafios do mercado de seguros, pois auxilia no desenvolvimento de novas habilidades e, também, no reforço de habilidades já existentes.

Nesse cenário dinâmico, com a ocorrência das incertezas causadas pela pandemia e a mudança nas relações entre as pessoas, é muito importante focar no desenvolvimento de soft skills. Essas habilidades tornarão seus colaboradores mais resilientes, adaptáveis, flexíveis e empáticos. 

Além disso, a capacitação corporativa digital também pode impulsionar o desenvolvimento de hard skills – as habilidades técnicas e tão necessárias para garantir um trabalho de excelência.

Confira algumas soluções educacionais digitais que podem auxiliar no desenvolvimento de um programa de T&D campeão para o mercado de seguros:  

Universidade Corporativa

Com uma Universidade Corporativa, você pode agrupar todos os treinamentos em um só lugar, investindo na aprendizagem contínua de seus colaboradores de uma maneira otimizada e eficaz.

Jogos Educacionais e Gamificação

A utilização de gamificação e jogos educacionais nos programas de T&D é uma forma de tornar a aprendizagem mais leve, dinâmica e interativa. Os alunos aprendem de forma simples, e sentem-se motivados diante dos recursos disponíveis.

banner roxo, com a imagem de uma pessoa utilizando um tablet e os escritos "ebook, gamification: como engajar e otimizar os resultados, abaixo um botão verde água que diz "baixe agora"

Cursos via WhatsApp

A capacitação ágil por WhatsApp é uma grande tendência na capacitação de profissionais que dispõem de pouco tempo livre, ou que estão em constante deslocamento. Essa solução é desenvolvida com base na estratégia de microlearning, aumentando o engajamento dos alunos, além de oferecer maior flexibilidade e agilidade no processo de aprendizagem.

Existe uma infinidade de opções para montar o programa de T&D ideal, de acordo com os objetivos da sua empresa e as necessidades de seus colaboradores. Personalização é a resposta para treinamentos de sucesso. Quer conhecer todas as soluções educacionais do DOT e desenvolver um programa de T&D que traga resultado de verdade? Entre em contato e saiba mais!

2022-12-23T13:05:09-03:00