Em 2019 o DOT digital group desenvolveu, para o SENAR Goiás, um simulador educacional. O problema a resolver era considerável: capacitar alunos e técnicos rurais nos conhecimentos metodológicos e habilidades manuais necessárias realizar a manutenção de um trator. O SENAR Goiás queria um simulador de Realidade Virtual educacional realista e que promovesse aprendizado transferível para a experiência do campo. Era foi o desafio que chegou para a nossa equipe.

Por que um simulador para o meio rural?

Ensinar a lidar com tratores pode ser uma atividade dispendiosa. É necessário parar um trator por até um dia inteiro, o que pode tornar a sessão de treinamento com custo proibitivo em algumas propriedades rurais. Além disso, a logística de reunir grandes turmas de alunos em um mesmo local por vezes torna-se complicada. O uso do simulador resolve esses dois problemas e ainda proporciona uma experiência mais segura e didática, uma vez que o sistema conta com tutorial passo a passo rico em feedbacks imediatos e elimina riscos físicos envolvidos no manuseio de maquinário por alunos muito inexperientes.

Como o simulador foi feito?

O sistema foi desenvolvido a partir da orientação técnica de especialistas do SENAR Goiás. Quando testado em uma feira por centenas de pessoas, o simulador foi considerado realista por vários testadores que já realizaram manutenção de tratores. Em outras palavras, o simulador reproduz com riqueza de detalhes a experiência de manusear equipamentos e realizar os procedimentos de manutenção.

Veja aqui notícias sobre o teste do simulador veiculadas na mídia:

Senar Goiás começa a oferecer Realidade Virtual em treinamento

Senar Goiás vai oferecer treinamento de manutenção de motores através de realidade virtual

Como o dispositivo funciona?

O simulador desenvolvido faz uso de Realidade Virtual para promover uma imersão em um ambiente virtual interativo. Usando óculos de imersão e sensores nas mãos, o aluno se vê em uma oficina de tratores instalada em um galpão, onde precisa realizar o protocolo de manutenção na sequência e modos adequados para cumprir os objetivos do treinamento.

Durante o treinamento o aluno recebe feedbacks imediatos sobre seus acertos e erros. Além do modo de treinamento há também um modo avaliativo em que recebe uma nota final pelo seu desempenho.

Quer saber mais? A equipe DOT e a do SENAR publicaram um artigo acadêmico a respeito do projeto em um simpósio internacional de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Confira aqui.