Soluções Personalizadas de E-learning: Cursos de Larga Escala

Está disponível o material que fala do IEA EAD como case em soluções personalizadas de e-leraning . O artigo foi escolhido para ser apresentado no IADIS (International Association for Development of the Information Society) 2012 em Lisboa – Portugal.

A Expansão do e-learning vem democratizando o acesso à informação e a construção do conhecimento em uma velocidade nunca vista na história da humanidade. Vivemos em uma Era em que a necessidade e a importância da construção do conhecimento ultrapassaram a mera transmissão de informações. Nesse sentido ações de e-learning, especialmente as ofertadas em larga escala estão diante de um desafio sem precedentes. Visto que para auxiliar o estudante a construir conhecimento faz se necessário que todas as ações devem estar pautadas em uma proposta educacional que tenha como base tanto o desenvolvimento de produtos com a prestação de serviços personalizados as necessidades do publico alvo. Sabe-se, no entanto, que oferecer soluções personalizadas não é uma tarefa fácil, visto que exige da instituição provedora um forte olhar para as necessidades do publico. É necessário investigar quem é o estudante, o que ele faz, quais são suas necessidades, dificuldades e seus anseios por conhecimento. Só depois de ter todas as informações do perfil pessoal, cognitivo e comportamental dos estudantes, estruturadas e analisadas, é que a instituição deve iniciar o planejamento da arquitetura do conteúdo, da seleção ou desenvolvimento de recursos e da gestão da aprendizagem. A fase de planejamento e delineamento das ações deve ser exaustiva e com engajamento de toda a equipe multidisciplinar.

Nesse contexto, o Instituto de Estudos Avançados – IEA, ao longo de seus quinze anos, vem se configurando como centro de excelência em soluções personalizadas, reconhecido nacional e internacionalmente, nas áreas de educação à distância, redes sociais, comunicação digital, monitoramento de informações, inteligência competitiva e tecnologia da informação. No decorrer da sua história, o IEA já capacitou mais de 1.000.000 estudantes especialmente profissionais ligados ao empreendedorismo tanto da área de negócios como da área rural e o seu compromisso com a excelência dos seus produtos e serviços levou a conquistar importantes prêmios dentre eles destacamos os seguintes: Prêmio Nacional de Excelência em Educação à Distância da ABED/Embratel – em 2004, pela concepção, desenvolvimento e operacionalização do curso “Iniciando um Pequeno Grande Negócio”, o maior curso à distância da América Latina, com mais de 300 mil participantes capacitados, oferecido pelo SEBRAE Nacional – Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas.

Em 2006 conquistou o Prêmio E-Learning Brasil, na área de educação para o empreendedorismo, pelo desenvolvimento do inovador do Programa de Autoatendimento Negócio Certo SEBRAE capacitando candidatos a empresários e empresários recém- estabelecidos, por meio da Internet, material impresso e CD-ROM. Em 2007, o Prêmio Top de Marketing da ADVB, pela criativa campanha para divulgação do Programa de Autoatendimento Negócio Certo SEBRAE mixando a comunicação tradicional com a comunicação digital. Em 2009 conquistou o primeiro lugar na categoria “Solução Caráter Social” no II Premio APeL a la Excelencia en E-learning 2009 (APeL – Asociación de Proveedores de e-Learning da Espanha). E em 2011 conquistou novamente o Prêmio E-Learning Brasil pelo desenvolvimento da EaD SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, com a oferta de 15 cursos na modalidade à distância com o intuito de contribuir com a formação e a profissionalização das pessoas do meio rural. A excelência dos seus produtos e serviços está pautada por uma equipe multidisciplinar de colaboradores sólida formada por doutores, mestres e especialistas nas áreas de atuação que ao longo de sua história pesquisa e desenvolve de forma personalizada: metodologias de ensino-aprendizagem; acompanhamento e apoio aos estudantes; formação permanente, acompanhamento e apoio à tutoria e monitoria; ambientes; recursos interativos para atender as necessidades do público-alvo. A qualidade dos serviços e produtos desenvolvidos é comprovada por dezenas de instituições públicas e privadas, no Brasil e exterior e por mais de 1.000.000 estudantes capacitados, chegando ao índice de 95% de conclusão para cursos pagos e 70% para cursos gratuitos. Tais resultados de conclusão são considerados bons pelo Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta. Na sequência deste artigo, será apresentado o índice de satisfação dos estudantes.

Veja o material completo: Soluções-Personalizadas-de-e-Learning

Receba Conteúdos!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos produzidos pelo DOT