O que é Business Intelligence e como ele influencia na tomada de decisão

Banner_Conteudo_BlogDOT_2

O Business Intelligence, ou BI, é um conjunto de ferramentas que seleciona e organiza as informações de um negócio com o objetivo de melhorar o entendimento de seus processos, dando suporte e facilitando a tomada de decisão estratégica.

O conceito de BI se presta justamente ao objetivo de auxiliar as pessoas envolvidas no negócio, por meio do tratamento da base de dados existentes e internas, de maneira a aprimorar a competitividade dessa empresa.

Essa é a inteligência do negócio – tratamento da base de dados existentes –, que tem grande influência na tomada de decisão pois traz dados importantes de um histórico empresarial, que pode apontar uma tendência de mercado ou prever um cenário.

O BI não é comum nas empresas, mas faz parte de um grupo que entende a necessidade de crescimento empresarial como fator sustentável, respeitando as etapas de amadurecimento, mas estruturando os passos para um futuro promissor.

BI e a tomada de decisão

O BI envolve o uso de ferramentas sofisticadas, uma base de conhecimento e tratamento de dados que, muitas vezes, são oriundas das decisões tomadas por toda a empresa.

Numa esfera altamente competitiva, as informações assumem um papel fundamental no sucesso empresarial. Obter essas informações rapidamente e de forma estruturada, trará diferencial competitivo e contribuirá para a expansão no mercado. O ganho empresarial pode ser visto também na melhor alocação dos recursos disponíveis e na identificação de gargalos, gerando economia e maximizando os lucros.

Acompanhe mais notícias e análises nos nossos canais

Facebook, Twitter e LinkedIn

Receba Conteúdos!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos produzidos pelo DOT