O que a sua empresa pode aprender com o uso de games

2015-04-10_DOT_blog_gamification

Já faz algum tempo que a gamification – técnica que usa a analogia dos jogos para obter resultados – começou a invadir as empresas, sobretudo as mais inovadoras.

No artigo de Luiz Ferla, Gamification: estimular comportamentos para obter resultados, destacamos os dados do Gartner Group, que apontou o ano de 2015, no qual 50% das maiores empresas do mundo utilizariam tecnologias lúdicas nos seus processos de inovação. Países emergentes como a Índia, a China e o Brasil, vão despontar no mercado de games nos próximos anos.

Mas os resultados práticos ainda geram dúvidas aos empresários e CEOs, e a questão: o que uma empresa pode aprender com a utilização desta técnica, ainda não fica clara.

Por isso, vamos apontar os 7 principais benefícios da aplicação de técnicas gamificadas no ambiente corporativo, confira:

1.       Entendimento de todas as áreas da empresa. Dentro de uma organização cada um tem a sua função, seu cargo, para o qual foi contratado. Mas no dia a dia os colaboradores precisam se relacionar com diversas áreas e, muitas vezes, não entendem os processos de cada departamento. Gamification pode ajudar toda a sua equipe a compreender como funciona cada processo de suas operações de um jeito divertido e eficiente.

2.       Seleção de talentos ou treinamentos. Os games podem ser usados com bastante eficácia pelo setor de RH. A Natura, por exemplo, usa simuladores para workshops e atividades que trabalham a tomada de decisão dos gestores. Já na Ambev, os jogos são aplicados em uma das fases do processo seletivo de traines.

3.       Testar programas internos, estratégias de comportamento e marketing. Usar os games para testar novas estratégias internas e externas, por exemplo, é um grande avanço. Pois a gamificação permite que você teste ações junto a grupos de diferentes comportamentos, de uma só vez.

4.       Condução da equipe. Os jogos também podem ajudar gestores a focarem em ideias criativas e em metas ao desenhar uma estratégia com seus funcionários por meio de um processo chamado gamestorming, que é uma sessão de brainstorm com regras de games envolvidas.

5.       Melhora da produtividade. É fato que que a produtividade está diretamente conectada com a motivação. Por meio dos jogos é possível atingir o que motiva intimamente as pessoas.

6.       Maior colaboração entre as equipes. Muitos desafios propostos podem ser elucidados em equipe. Se a união e o engajamento forem um ponto negativo na organização, a empresa pode usar gamification para virar este quadro.

7.       Ambiente inovador. Manter um ambiente de trabalho que gere inovação não é fácil. São muitos os aspectos envolvidos para manter essa energia em alta. Com ajuda da mecânica de jogos, o cotidiano com os jovens da geração Y pode ser estimulado. Quanto mais a tecnologia avança, mais a utilização dos games como forma de motivação cresce. Os jovens já chegam estimulados ao mercado de trabalho, buscando esse tipo de motivação. Usar games, algo que faz parte do seu dia a dia, faz com que os colaboradores pratiquem a persistência e inovem sempre.

O DOT digital group é especialista em projetos gamificados. Conte com a gente para trazer resultados efetivos para o seu negócio.

Aproveite e assista ao vídeo O que as pessoas fazem com seu tempo livre.

 

Receba Conteúdos!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos produzidos pelo DOT