O papel dos games nos treinamentos corporativos

19-05_banner-blog

Para muitos, os games podem configurar apenas uma ferramenta para o entretenimento. Mas atualmente, são cada dia mais utilizados nos treinamentos corporativos.

Há diferentes enfoques explorados pelos jogos. E são muitas vantagens atreladas à adoção deste recurso. Além da realização de treinamentos mais focados, é possível uma significativa redução de custos para as empresas.

A utilização de games já é feita por grandes empresas, e auxilia na gestão das equipes. Diversos aspectos podem ser trabalhados, e potencializados no contexto dos jogos. Confira a seguir, alguns deles.

Liderança

Os jogos demonstram e exercitam a capacidade de liderança, principalmente, considerando o âmbito corporativo. Em treinamentos que fazem o uso desta ferramenta, é possível observar de forma mais evidente essa característica nos participantes.

Estratégia

Muitos games, mais que resultados e agilidade, exploram a estratégia. Esse aspecto também se apresenta como essencial no ambiente corporativo, e que pode ser explorado no contexto dos jogos.

Difusão da cultura corporativa

Os treinamentos corporativos que utilizam games podem ser efetivos no que diz respeito à difusão da cultura organizacional. Um exercício, que poderia ser cansativo ou maçante, passa a ser dinâmico e prático. Assim, os colaboradores absorvem as informações de forma mais leve, alinhados aos objetivos da empresa.

Desafio

Diariamente, os colaboradores se deparam com obstáculos. Seja nas suas atividades, no convívio com a equipe, ou no relacionamento com a chefia…Desafios fazem parte da rotina corporativa e é essencial saber lidar com eles. Os treinamentos que utilizam games também podem trabalhar esta questão. Fases, obstáculos, atividades desafiadoras. Os jogos podem dar uma “prévia” do que a rotina reserva e mostrar como cada um lida com ela.

 

Importante salientar que os treinamentos corporativos que utilizam games devem estar alinhados aos objetivos da empresa e à finalidade da capacitação. A redução de custos com palestrantes, ministrantes, estrutura, traslados, entre outros gastos, é significativa e deve ser considerada.

Os resultados desses treinamentos podem se apresentar efetivos. Além disso, os games trazem maior engajamento, atraem mais a atenção das pessoas envolvidas e proporciona maior escalabilidade nas ações. Resta analisar o quão vantajoso eles podem ser para sua empresa!

 

Com informações de: Administradores  e  Abragames

Receba Conteúdos!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos produzidos pelo DOT