Inteligência competitiva: a hora é agora

O que está causando este vertiginoso crescimento da atividade  de inteligência nas empresas? O processo de inteligência competitiva reúne peças esparsas de informações transformando-as em conhecimento estratégico.

Conhecimento sobre  atividades históricas dos seus concorrentes, seus desempenhos  passados de sucessos e de fracassos, seus recursos, seus clientes, seus pontos fortes e fracos, e, sobretudo, seus planos  futuros no mercado. É quase como juntar partes de um quebra-cabeça. Não há como se adivinhar o quadro final do jogo, somente olhando as peças espalhadas. Porém, quando todas as peças são encaixadas, têm-se, então, um quadro completo para apoiar a tomada de decisão estratégica, isto é, para uma efetiva gestão estratégica.

Há muitas razões para se implementar estratégias empresarias baseadas em um processo de inteligência competitiva, entre as quais podem-se citar:

• Levar a empresa a agir ao invés de reagir aos eventos do mercado;

• Apoiar a empresa na capitalização das oportunidades do mercado;

• Integrar os esforços centrais de inteligência competitiva aos aspectos operacionais, fontes de informação das unidades de negócios e áreas funcionais;

• Melhorar o entendimento dos gerentes de como a empresa pode adquirir e manter uma vantagem competitiva.

Além dessas razões, salienta-se, também, o crescimento exponencial das incertezas no mundo dos negócios.

“Não há como adivinhar o quadro final de um quebra-cabeça, somente olhando as peças espalhadas. Porém, quando todas as peças são encaixadas, têm-se, então, um quadro completo para apoiar a tomada de decisão estratégica”

Somente um processo de inteligência competitiva é capaz de dar respostas rápidas e oportunas, para enfrentar um ambiente de negócios, cada vez mais, globalizado e competitivo. Como aconteceu com várias outras tecnologias de gestão, a introdução da inteligência competitiva no mundo empresarial, também, está encontrando resistências. Todavia, nos últimos anos, sua implantação deu um salto significativo, uma evidencia, sem dúvida, de que a hora da inteligência no mundo dos negócios é agora.

 Neri dos Santos – Revista Centro Empresarial SP News – Edição 44 – 12.2011 

Publicado em dezembro de 2011.

Receba Conteúdos!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos produzidos pelo DOT