Como a inteligência setorial pode auxiliar na tomada de decisão

03-06_banner-blog

 

Já sabemos que a Inteligência Competitiva é uma importante ferramenta para que um negócio tome decisões estratégicas e assertivas. Mas qual a principal diferença entre uma consultoria de IC e a inteligência setorial?

No primeiro caso, o serviço é individual e direcionado para apenas um negócio. Enquanto a inteligência setorial promove o atendimento de um setor por inteiro, impactando vários empresários ao mesmo tempo.

A eficiência das ações diante o cenário setorial pode ser satisfatório. E compreender os diferenciais deste tipo de IC é fundamental para saber como ela pode auxiliar em seu negócio.

Um pouco mais sobre inteligência setorial

A Inteligência Competitiva (IC) consiste em um processo que identifica, coleta, trata, analisa e dissemina informações estratégicas. Essas informações balizam a tomada de decisão.

Quando falamos de inteligência setorial, essas informações norteiam determinadas áreas, e são destinadas aos empreendedores que as compõem. Ou seja, nesta modalidade, a inteligência é criada e difundida não somente para uma empresa, mas para todos os empreendedores que atuam no setor em questão.

O que ganho com a inteligência setorial?

As vantagens da inteligência competitiva setorial são muitas. O amplo conhecimento que pode se adquirir sobre determinado setor e a exploração de diferentes vertentes são algumas delas. Ao empreendedor, que tem acesso às informações disponibilizadas, resta tentar se diferenciar diante os demais empresários. Afinal, a tomada de decisão é feita baseada nas mesmas informações estratégicas.

A inteligência setorial, no entanto, se mostra vantajosa para um público bem especifico: as micro e pequenas empresas. Muitos desses empresários estão começando sua trajetória e ainda não possuem capital suficiente para investir em IC exclusivo para seu negócio.

O conteúdo de inteligência, neste caso, possibilita que o empreendedor conheça o cenário no qual atua, e pense em alternativas que são viáveis para si.

O DOT digital group surge como um aliado para desenvolver as estratégias de inteligência setorial para sua entidade/instituição. Hoje, o Grupo atua em 12 setores específicos, onde são produzidos conteúdos setoriais. Se interessou? Entre em contato conosco!

 

Com informações de: FEA USP e EGC UFSC

Receba Conteúdos!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos produzidos pelo DOT