A importância da Inteligência Competitiva em tempos de crise

01-Banner_blog

O país atravessa diversas mudanças no cenário político e econômico. Muito se fala das dificuldades que podem ser enfrentadas pelos empreendedores. Pouco se sabe o que efetivamente pode acontecer. Mas de uma coisa pode se ter certeza: quem conseguir antecipar os riscos e as oportunidades, sairá na frente da concorrência.

Uma importante aliada para que isso aconteça é, sem dúvida, a Inteligência Competitiva (IC). Mas afinal, quais os benefícios de adotar a prática de IC em tempos de crise?

O conceito de inteligência competitiva se mostra convergente ao momento citado. A captação de informações relevantes e a melhor compreensão do comportamento da concorrência – com base nas tendências e cenários existentes ­– pode fazer sua empresa estar à frente.

O mercado e a economia emitem sinais a todo o momento. Deve-se estar atento para que a compreensão e análise desses sinais seja feita de forma eficiente e assertiva. E a prática de Inteligência Competitiva pode ser o caminho para que sua empresa preveja onde deve atuar.

Quais os serviços são procurados em tempos de crise? Como a concorrência busca diferenciação no mercado? Como os seus serviços podem ganhar espaço diante este cenário? Há algum nicho que pode ser explorado nesta perspectiva? Quais as chances dos investimentos que fiz darem retorno?

Essas são apenas algumas perguntas que podem ser respondidas, com base na coleta e análise de dados. Os sinais são emitidos para todas as empresas. Mas nem todas têm condição de interpretá-los e fazer com que as ameaças se tornem oportunidades.

A economia mundial atravessa, frequentemente, momentos de instabilidade. São nesses momentos que as empresas saem da “zona de conforto” e pensam em novas alternativas para driblar as dificuldades.

Não esqueça: o grande desafio é crescer em um mercado desfavorável.

E a utilização de ferramentas para isso é fundamental.

Com informações de Exame e Abraic

 

Receba Conteúdos!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos produzidos pelo DOT