DOT - Digital Group

A- A+

Opinião | A internet é o canal

DOT digital group

Estudo com características inéditas divulgado pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, revela o crescimento da internet no Brasil 


*por Luiz Alberto Ferla

Recentemente encomendada pelo Governo Federal, a Pesquisa Brasileira de Mídia 2014, elaborada pelo IBOPE Inteligência, apontou que a internet é o meio de comunicação que mais cresce entre os brasileiros. Em média, os entrevistados passam 3h39min por dia na rede. Até então nenhuma revelação surpreendente, a facilidade e a voz que a internet proporciona mobiliza cada vez mais adeptos.

O que chama a atenção é que mesmo com a TV sendo eleita a mídia preferida da população, o tempo gasto é maior com a internet, onde é possível notar uma clara tendência à migração da audiência para os meios digitais. Outro aspecto fundamental pode ser observado nos dados referentes ao tempo dedicado nas redes sociais, principalmente o Facebook: 68,5% dizem utilizar preferencialmente os sites de relacionamento de segunda a sexta e 70,8% nos finais de semana. Este quadro vem mostrando um prognóstico apontado em um tempo passado não muito distante: os negócios no mundo digital estão cada vez mais sólidos.

O potencial de crescimento da web é evidente quando se olha para os mais jovens. Entre os que estão na faixa de 16 a 25 anos, 48% navegam pela rede diariamente. Além da idade a pesquisa identificou a escolaridade dos entrevistados, dos que estudaram até a 4ª série apenas 8% acessam a rede uma vez por semana; no topo, os que concluíram o 3º grau somam 87%. Em relação ao porte do município, é possível notar o quanto a internet está se difundindo em todo o país; em cidades com 20 mil habitantes e mais de 500 mil habitantes, todos os entrevistados passam mais de 3h por dia navegando.

É por isso que os líderes e profissionais acostumados a fazer negócios sempre da mesma forma, resistentes à inserção digital, agora, buscam maneiras de abraçar a mudança e entrar neste novo mundo. Não há como resistir, principalmente levando em consideração a difusão mobile. Com a internet móvel e o avanço do mercado de smartphones e tablets, as pessoas ficaram ainda mais conectadas, de qualquer lugar e a qualquer hora.

Será que é possível delinearmos duas eras: antes e pós-internet?

A internet, sem dúvidas, é a grande protagonista. Os desafios não são poucos nem pequenos, mas devemos continuar assistindo este crescente hábito – muito difundido entre os mais jovens e crescente nas demais faixas etárias, pautando não só ações de governo mas, também, a lógica empresarial.

Mesmo assim, ainda especulam se é nesse cenário que as empresas precisam atuar com agilidade e focar nos desejos e necessidades de consumidores que estão em constante mudança. Estejamos atentos: rapidez e qualidade são os grandes desafios para acompanhar esse ritmo, já que não basta apenas dominar o presente, é necessário antecipar o futuro.

Possivelmente você está se questionando: “Estou preparado?”. Se não, nunca é tarde demais para interagir com a crescente população de mais de 110 milhões de internautas que circulam por várias plataformas comprando, se informando, aprendendo e inovando. Movimentando uma cadeia bilionária de negócios e gerando grandes transformações no mercado.

*Luiz Alberto Ferla é presidente do DOT digital group (Knowtec, Talk2, TechFront, DDBR, Keeping Up, IEA, SocialBase, SuitePlus) e Líder Empresarial 2012 (Fórum de Líderes)

Este artigo foi publicado também:

Diário Catarinense

Portal Acontecendo Aqui

Deixe seu comentário

You must be logged in to post a comment.