DOT - Digital Group

A- A+

Opinião | Empreender e Inovar: eis a questão

Por Luiz Alberto Ferla*

Identificar oportunidades que possam gerar lucros não é tarefa fácil, especialmente com a abundância de recursos e tecnologias que temos hoje. Chega a ser contraditório: em um tempo no qual as ideias surgem tão facilmente, está cada vez mais complexo empreender.

Mas, por que algumas pessoas têm coragem de arriscar novos caminhos?

Existem muitas perguntas sobre o tema, mas poucas respostas para a questão. Entretanto, imaginar que existe um perfil único e fechado pode levar o observador a uma análise equivocada, uma vez que o empreendedor é um conjunto de suas iniciativas, mais que um traço de personalidade.

Utilizar a tecnologia de maneira eficiente é fundamental no momento atual e a tendência é que seja cada vez mais exigido de nós uma interação eficiente com os avanços tecnológicos. Em entrevista à revista Veja na primeira semana de novembro, o Professor do MIT, Erik Brynjolfsson, diz que inovação é como montar um bloco de Lego, em que combinamos e recombinamos as peças para criar novas estruturas. Considerando que até mesmo o marketing tem sido impactado com essa revolução e os dados gerados por nossos gadgets, smartphones, computadores, tablets e outros, influenciam a comunicação e o engajamento entre empresários e consumidores, é impossível não concordar.

O mundo está cada vez mais colaborativo e empreender não é mais tarefa solitária. Ainda em relação à entrevista, concordo com o professor Brynjolfsson quando ele afirma que os computadores são bons em achar respostas, mas não são capazes de desenvolver questões. A verdade é que nossas experiências rendem boas ideias de negócios e aprender com essa bagagem é importante para construir a confiança do empreendedor.

Nesse contexto, é inovadora e única a iniciativa do Instituto Friedrich Naumann para a Liberdade em elaborar e disponibilizar gratuitamente um e-book com conteúdo exclusivo, com orientações práticas para apoiar o empreendedorismo. Este e-book apresenta orientações de como avaliar o mercado, visualizar tendências, novos modelos de negócios e métodos para promover a inovação. Nos dias de hoje, em que empreender é o principal fator de desenvolvimento econômico e social, conhecimento dá autonomia e segurança.  Sugiro a leitura e o compartilhamento entre a sua rede de contatos, para fortalecermos e estimular esse começo empresarial, muitas vezes tão solitário.

Empreender é um exercício de confiança: assumir o risco sem a garantia do sucesso e acreditar que pequenas ações terão repercussões positivas para a comunidade. Inspirar e exercitar essa confiança faz parte da construção de um país empreendedor e competitivo.

 

img_LAF_center

Luiz Alberto Ferla é CEO do DOT digital group