Opinião | Tenha um propósito maior do que o lucro

endeavor

Ter um propósito que não somente a obtenção do lucro deveria ser óbvio, mas não é. O processo de criação de um negócio não depende necessariamente do investimento financeiro, o empreendedor precisa estar disposto a abraçar o risco diário e aceitar as mudanças de todos os lados, sem ressentimentos.

Em 1996, quando iniciei o meu primeiro negócio, a educação a distância ainda era uma aposta no Brasil. Hoje, a EAD, é um dos mercados que mais cresce no mundo – com previsão de investimento mundial de até US$ 51 bilhões em 2016. Acreditar no potencial dos negócios digitais, mesmo em uma época que a internet comercial dava seus primeiros passos no Brasil, foi o meu propósito, sempre aliado à oportunidade: elemento central do empreendedorismo.

Nos dias de hoje não poderia ser diferente, novos caminhos vêm sendo desbravados. Falamos em inovação disruptiva, aquela que reinventa a maneira de fazer negócios e de se comunicar. Aquela que melhora a ideia já executada, que a faz ser atrativa, contemporânea e mais, massiva.

Hoje, 71% dos jovens brasileiros pretendem ter o seu próprio negócio, e eles sabem que tudo pode ser reinventado e melhorado, e dar espaço às suas ideias é acreditar no propósito de cada um deles. O DOT digital group é prova disso, empreender em mercados ainda incertos, concorrer com grandes players, inovar, reinventar e ter capacidade de gerar valor em tudo o que é executado.

Por isso, pergunto: qual é o seu propósito? Se a sua resposta for algo que represente mais que somente a obtenção de lucro, você está no caminho certo. Estamos em um mundo que resgata e valoriza o verdadeiro espírito empreendedor. Que premia quem encara o risco como uma regra, e que alimenta o impulso inventivo em cada novo desafio. Que apoia relações ganha-ganha, não apenas como estratégia, mas como princípio em tudo o que faz.

Este artigo foi publicado no Diário Catarinense.

assina_blog_ferla

Receba Conteúdos!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos produzidos pelo DOT