Relatório | DOT digital group revela sete tendências do setor de Construção Civil

Relatório do DOT digital group revela sete tendências do setor de Construção Civil. O cenário para o setor até 2018,  aponta que mudanças significativas devem afetar profundamente os profissionais, os negócios e os projetos no segmento de construção civil

Outubro de 2016 – O DOT digital group – grupo brasileiro especializado em soluções digitais de EdTech (Tecnologia para Educação) e MarTech (Marketing Technology) – elaborou um relatório sobre o cenário da Construção Civil no Brasil, de 2016 a 2018. Entre as conclusões, o documento aponta que esse setor passa por sete importantes e significativas transformações, que tendem a afetar a mão-de-obra, os negócios e os projetos do segmento.

“O relatório reforça a percepção de que o cenário econômico afetou de forma bastante negativa o setor de construção civil. No entanto, o atual cenário deve acelerar o processo de transformação desse mercado no Brasil, criando novas tendências e oportunidades para as empresas. Essa transformação afeta desde o perfil da mão de obra até os modelos de negócio e processos do setor”, pontua Danilo Garcia, Economista e Especialista no Setor da Construção Civil.

As sete tendências para o cenário de Construção Civil no Brasil são:

1. Capacitação online – a falta de qualificação no setor tende a aumentar a busca por soluções de Educação a Distância, voltadas à qualificação técnica dos profissionais, com custos reduzidos – em comparação à capacitação formal. Entre os benefícios do e-learning estão também a possibilidade de disponibilizar os cursos para pessoas em todo o país, sem a necessidade de deslocamentos e de acordo com a disponibilidade de horário do aluno.

2. Construções sustentáveis – a sustentabilidade tende a impactar cada vez mais o setor, exigindo que a cadeia da construção adote práticas sustentáveis nas diferentes fases dos projetos, que vão desde a idealização das construções, até a utilização de materiais ecológicos, passando pela gestão dos resíduos ao final das obras. Estima-se que um projeto de construção sustentável proporcione uma economia de até 50% no consumo de água e redução de 30% no custo de energia, entre outros benefícios para os usuários.

3. Uso de lean construction (construção enxuta) – esse modelo é baseado no princípio do Just in Time, no qual há a ideia de que nada deve ser encaminhado à produção, transporte ou ser comprado se não for o momento ideal. Basicamente, a lean construction é pautada nos seguintes tópicos: corte de processos que não agregam valor às obras, manutenção contínua do ritmo produtivo e realização eficiente do trabalho – unindo atividades complementares para que ocorram simultaneamente, desde que não prejudiquem outras etapas do projeto.

4. Disseminação das smart cities – a cadeia de Construção Civil tem um papel fundamental no conceito de cidades inteligentes, ao contribuir com três áreas: prédios e residências, com projetos de implementação de eficiência energética, uso de recursos naturais e automatização de serviços; mobilidade, com a construção de novos sistemas multimodais; e infraestrutura, já que esse novo conceito demanda sistemas mais eficientes de distribuição de energia, água, telecomunicações e tratamento de resíduos.

5. Oferta de serviços agregados – por conta do cenário de crise, a oferta de serviços agregados pode ser uma forma de aumentar receitas, principalmente nos médios e pequenos negócios. Entre as ofertas estão soluções que garantem satisfação e fidelização dos clientes, como entrega de itens sem custo, treinamento sobre determinado produto ou serviço, dicas de reformas, entre outros.

6. Redes colaborativas – as pequenas e médias empresas do setor de Construção Civil tendem a, cada vez mais, se organizarem em redes, com o intuito de aproveitar oportunidades da cooperação. Entre as ações, estão desde a compra e venda conjunta de itens – reduzindo custos graças à escala –, ações de marketing coletivas, capacitação e acesso ao crédito.

7. Participação de mulheres – o estudo mostra que, na última década, houve um crescimento significativo do número de profissionais do sexo feminino no mercado de Construção Civil e essa tendência deve manter-se nos próximos anos. A busca por esse perfil de mão-de-obra deve-se, principalmente, ao fato de as profissionais, no geral, serem mais comprometidas, cuidadosas e zelosas ao executarem as atividades.

Serviços de Inteligência do DOT digital group

O DOT digital group é líder na oferta de soluções para Inteligência Setorial, que incluem pesquisas, identificação e análise de informações voltadas a analisar oportunidades e insights de segmentos específicos da economia, para que as empresas tomem decisões mais ágeis e assertivas.

O portfólio de soluções para Inteligência do DOT inclui: Relatórios de Inteligência Competitiva Setorial e Territorial, implementação e operação de IC (Inteligência e Conhecimento), Big Data e Microtargeting.
A lista de clientes na área de Inteligência Digital do DOT inclui: CNI, CNA, RedZero, Unisociesc, Vonpar, SEBRAE, SENAI, entre outros.

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