Análise de mercado para instituições de ensino

Pesquisar o mercado e compreender todas as variáveis que podem influenciar no lançamento de um produto ou serviço educacional é uma atividade primordial. Existem diversas técnicas e ferramentas que podem auxiliar nisso, porém, a escolha do método ideal varia de acordo com o tipo de resposta que a sua instituição busca.

Alguns questionamentos são comuns nesse momento de avaliação:

 

ping_3Quem são os concorrentes próximos e onde eles estão?

ping_3Qual o perfil do público-alvo e onde eles vivem?

ping_3Quais são os hábitos dos clientes-alvo?

ping_3A localização da instituição influencia no seu crescimento?

ping_3Qual seria o lugar ideal para divulgar um curso?

Para esclarecer essas dúvidas, o mais natural é avaliar a região onde a instituição está investindo em divulgação ou pretende investir. Por muito tempo, essa avaliação era feita fixando um grande mapa na parede e identificando os pontos estratégicos. Isso permitia uma visão geral do mercado e ajudava os gestores a tomarem suas decisões.

Esse conceito de mapa físico se tornou defasado e deu espaço ao geomarketing, também chamado de georeferenciamento, que une o conceito de análise de território geográfico com a tecnologia, e tem por objetivo auxiliar no crescimento estratégico dos negócios. Por meio de softwares específicos, o geomarketing gera uma análise aprofundada de inúmeras informações relevantes para a empresa, como o seu potencial de mercado.

Geomarketing como ferramenta estratégica

A metodologia do geomarketing permite segmentar o mercado e contribuir, por exemplo, no lançamento de um produto, serviço ou ponto de venda.

É uma ferramenta útil para diferentes tipos de negócio, como a educação. Veja alguns exemplos:

educacao_3Educação: uma instituição de ensino que pretende lançar ou ampliar um curso para determinado perfil de aluno, pode utilizar o geomarketing para monitorar a quantidade de de potenciais clientes, além de conferir quais são os setores que obtêm maior crescimento em determinadas localidades para direcionar sua divulgação em disciplinas específicas.

aviao_3Varejo: a empresa pode utilizar o geomarketing para direcionar as campanhas publicitárias, sejam elas online ou offline. Dessa forma, todas as ações tendem a atingir especificamente o tipo de público desejado. Além disso, também é uma ótima opção para localizar, interagir  e captar clientes com promoções específicas.

folha_3Agronegócio: imagine uma empresa de fertilizantes. O geomarketing pode ser utilizado para avaliar as regiões que mais necessitam deste produto ou, as empresas mais próximas do seu negócio que oferecem fertilizantes, reduzindo custos de entrega.

saude_3Saúde: as empresas podem investigar determinada área e avaliar se naquele local as pessoas possuem condições de pagar pelo produto ou serviço oferecido, por exemplo. Além disso, podem ser avaliadas regiões onde a população necessita de hospitais e serviços médicos.

desenho_3Construção civil: as construtoras podem identificar locais com demandas para novos empreendimentos imobiliários e, com base nisso, avaliar o quanto pode ser estratégico investir nessas regiões.

 

caneta_3Governamental: o geomarketing também serve para mapear as regiões que mais necessitam de investimentos sociais e/ou de infraestrutura por parte do governo.

 

Case educacional

Análise de potencial de mercado e captação de alunos são soluções oferecidas pelo DOT digital group nas áreas de MarTech e EdTech, e um caso de sucesso dessa aplicação ocorreu em uma empresa educacional, que atua com o ensino de design, 3D, efeitos visuais e games.

O projeto tinha como objetivo fornecer uma avaliação de mercado, e o DOT contribuiu para estimar o potencial de público-alvo, direcionar ações de divulgação e avaliar o posicionamento da marca com relação aos concorrentes.

Inicialmente foi identificado quem não era potencial público-alvo, para em seguida apresentar quem são e onde estão os potenciais consumidores, com informações detalhadas de idade, renda e localização. Dessa forma foi possível avaliar melhor quais eram os concorrentes diretos e indiretos, em quais regiões eles atuavam e como eles se comportavam no mercado.

Entre os concorrentes, foi possível constatar que a maioria deles oferecia opção de pagamento das mensalidades por cartão de crédito, enquanto poucos aceitam cheque, por exemplo. Além disso, o principal fator de reclamação por parte dos consumidores dessas empresas era o mau atendimento.

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Dessa forma, a empresa atendida pelo DOT foi aconselhada a oferecer atendimento por plataformas utilizadas pelo público-alvo, como WhatsApp, possibilitando tirar dúvidas e solucionar problemas. Além disso, caso a empresa investisse em uma dupla certificação, com parceria de outras instituições internacionais, aumentaria o seu diferencial competitivo no mercado.

As informações obtidas no projeto permitiram boas e importantes análises, que auxiliaram os gestores a compreender melhor o mercado e traçar as melhores estratégias para o seu negócio, como por exemplo, investir em influenciadores de opinião em plataformas como o Youtube.

Além desse case, outros clientes foram beneficiados pela solução de geomarketing do DOT digital group na captação de alunos e/ou clientes, como: Senai, Vonpar/Coca-Cola e UniSociesc.

 

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