[Case] Universidade aumenta em 25% as inscrições no vestibular com solução do DOT digital group

Para a UniSociesc o DOT utilizou análise e cruzamento de grandes volumes de dados, associada a microtargeting e marketing digital, para identificar potenciais alunos e a melhor forma de abordá-los, revertendo assim a tendência de desaceleração do setor

 

A necessidade de criar campanhas mais eficientes para captação de alunos nos cursos de graduação e pós-graduação levou a UniSociesc (Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina) a implementar uma iniciativa inovadora no mercado. A instituição realizou um projeto-piloto, no qual utilizou soluções de MarTech – que reúne tecnologias para análise e cruzamento de grandes volumes de dados para criar campanhas de marketing personalizadas e adaptadas em tempo real – fornecidas pelo DOT digital group, para aumentar o número de inscritos no vestibular de inverno, realizado em agosto de 2016, no campus de Joinville (Santa Catarina).

Na prática, a universidade, que hoje tem cerca de 18 mil alunos, aumentou em 25% o número de inscritos no vestibular com a iniciativa, mesmo em um momento de queda acentuada nas inscrições contabilizadas pelas universidades particulares brasileiras nos últimos meses.

“Já usávamos agências de marketing digital e ações tradicionais de captação e relacionamento, porém, com a solução do DOT digital group conseguimos aumentar a eficácia e a eficiência nos resultados das campanhas para captação de alunos, definindo quem são os públicos-alvo, criando estratégias específicas para cada um deles e mensurando as atividades”, pontua Flávio Janones, Diretor de Marketing da UniSociesc. “Com a expansão dos cursos universitários para áreas como Saúde e Comunicação, nosso desafio de identificar potenciais alunos ficou ainda maior, pois a ideia é ter o mesmo sucesso nesses setores que já temos nos cursos de Gestão e Engenharia”, complementa.

O primeiro contato com a oferta de MarTech do DOT digital group, relata Flávio Janones, ocorreu durante um evento do segmento de educação e durante o qual a UniSociesc buscava soluções e parceiros inovadores. Segundo ele, o que mais chamou a atenção e justificou a implementação do projeto foi a capacidade de analisar e desenhar perfis de potenciais alunos, com base em dados históricos.

Criação de personas

Na prática, o projeto de MarTech do DOT digital group analisa e cria os perfis dos públicos-alvos (personas) que têm identidade com a UniSociesc, identificando características diversas como idade, hábitos, localização e necessidades que podem ser atendidas pela universidade. A partir da definição dessas personas, por meio de um trabalho de análise e cruzamento de grandes volumes de dados, define prospects que tenham características semelhantes aos perfis buscados. Isso permite desenvolver campanhas de marketing e relacionamento personalizadas para os hábitos e interesses individuais desses potenciais alunos e que resultam em uma maior taxa de efetividade, com menor investimento.

“A qualificação dos alunos potenciais é uma etapa importante para nosso time comercial. Ao fomentar leads cada vez mais envolvidos com a nossa marca, podemos aumentar a projeção de alunos para nossos cursos”, reforça Flávio Janones.

 

 

Luiz Alberto Ferla, CEO do DOT digital group, ressalta que hoje o segmento educacional representa um importante mercado para as soluções de MarTech no Brasil. “A desaceleração da economia tem obrigado as instituições de ensino privado a buscarem formas mais eficazes para aumentar a captação de potenciais alunos. Nesse sentido, MarTech nasce como a opção mais interessante para as empresas do setor”, detalha o executivo, complementando: “O projeto na UniSociesc, que hoje se destaca pelo pioneirismo no uso dessas ferramentas, comprova na prática os benefícios”.

Expansão do projeto para o vestibular 2017: em todas as unidades

 

Animada com os resultados do projeto-piloto, a UniSociesc está repetindo a estratégia do projeto de captação de alunos por meio da solução de MarTech fornecida pelo DOT digital group para o vestibular de janeiro de 2017, em todas as unidades: Florianópolis, Blumenau, Balneário Camboriú, Curitiba e Joinville.

“Graças ao projeto do DOT digital group conseguimos uma captação diferenciada em relação ao momento do mercado educacional brasileiros. Para 2017, estamos bastante animados com as possibilidades de crescimento proporcionadas pela iniciativa de captação de alunos”, conclui o Diretor de Marketing da UniSociesc.

 

 

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