Realidade Aumentada na capacitação: benefícios e vantagens

Esta tendência, mais que modismo, é uma ferramenta que revoluciona a relação das pessoas com a tecnologia.

No Brasil temos cerca de 168 milhões de smartphonesmeio já consolidado no acesso à internet. Em conjunto com a Realidade Aumentada, tecnologia que naturalmente foi se incorporando na educação, cada smartphone se torna uma oportunidade para capacitar e engajar a sua equipe.

Revolução nos negócios

É quase impossível hoje em dia falar de Realidade Aumentada em larga escala sem falar de Pokémon Go, o jogo que colocou de novo a RA nas rodas de conversa do grande público. O sucesso do jogo alterou as estratégias de marketing de diversos negócios e consolidou o papel da tecnologia no “mundo real”, como os lucros de US$ 950 mi em 2016 comprovaram. A partir do momento em que o jogo familiarizou as pessoas com o conceito da RA, as estratégias de sua utilização também mudaram.

Resultado de imagem para pokemon go realidade aumentada

A estimativa é que o mercado de Realidade Aumentada e Virtual movimente US$ 162 bi até 2020. Uma parte desses lucros vem da venda de equipamentos, como óculos, smartphones, tablets e outros, porém o desenvolvimento de softwares é o que promete movimentar o mercado, com projeção de crescimento anual de 200%. Isso é muita coisa e confirma que o segmento não é mais algo apenas da ficção científica, mas passou a fazer parte do nosso dia a dia. Os especialistas garantem que estes softwares devem preencher lacunas especialmente no campo educacional, além de apresentar aplicações práticas para medicina e interação entre produtos e consumidores.

Imaginem estudantes de medicina aprenderem sobre o corpo humano, situações raras, sem a necessidade de abrir o paciente ou mesmo estar próximo a ele? Militares poderiam simular atendimentos médicos durantes conflitos com segurança. Arquitetos e engenheiros teriam à disposição ferramentas que mostrassem aos seus clientes o resultado de reformas e outros projetos de construção e decoração.

Oportunidades

As oportunidades são muitas e dependem quase que exclusivamente do desejo de empreender e inovar. O DOT Digital Reality – DDR, é um exemplo do que essa tecnologia pode fazer, utilizando apenas um aplicativo e um dispositivo móvel Android ou iOS (IPhone e/ou IPad).

O DDR utiliza a realidade aumentada no desenvolvimento de ações educacionais no campo da engenharia, medicina, agronegócio, e muitas outras, aumentando a capacidade técnica do aluno e a vivência prática necessária para adquirir esta experiência de aprendizado. Já as empresas utilizam o aplicativo para ampliar suas estratégias de marketing, criando experiências muito mais impactantes e interativas para os clientes.

 

Leia também:

 

 

Receba Conteúdos!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos produzidos pelo DOT