Gamification em Franquias: case Applebees


Em 2013 a Applebees, franquia de restaurantes dos EUA, resolveu inovar para solucionar um problema relativo à motivação e treinamento de milhares de funcionários. Descubra como o sucesso da
Applebees com Gamification pode se repetir no seu negócio.

Um desafio comum em franquias

Em linhas gerais isso era o que a Applebees estava experienciando:

  • 7000 colaboradores, dos quais 90% alegava se sentir desmotivado para o trabalho;
  • A maioria com menos de 30 anos, recebendo por hora;
  • 139 restaurantes nos EUA;
  • E o grande problema: altíssimo turnover (a taxa chegou a assustadores 135% !).

A solução de Gamification adotada

A Applebees resolveu implementar uma estratégia de Gamification focada em um programa de engajamento dos colaboradores da franquia. Em dezembro de 2013 foi lançado o BeeBlock, um portal gamificado, como parte central da solução. O BeeBlock incluiu táticas bastante conhecidas em Gamification tais como pontos, medalhas e missões.

Resultados da solução BeeBlock

  • O principal resultado foi a redução do turnover em 20% já nos primeiros meses da implementação da Gamification;
  • A estratégia de Gamification foi combinada com Marketing & Tecnologia (MarTech). A análise estatística de um grande volume de dados, o BigData, trouxe dados precisos de todos os pontos de venda, possibilitando identificar lacunas de performance nos colaboradores. Bem como as causas dessas lacunas. Isso se reverteu em conhecimento sobre as reais necessidades da franquia em termos de treinamento de pessoal;
  • 90% dos usuários do portal são colaboradores da Applebees que se declaram mais motivados para o trabalho.

O que aprendemos com o caso de Gamification na Applebees:

  • As soluções em Gamification precisam ser escaláveis e ter capacidade de adaptação a mudanças;
  • ROI é tudo. Gamification é sobre engajar pessoas para determinados comportamentos-alvo. Mas como saber se o engajamento ocorreu sem um cálculo de resultados por indicadores objetivos?
  • Gamification consiste em uma solução rica que ainda pode ser somada a outras frentes de MarTech. Tais tipos de inovações devem ser consideradas em conjunto. Especialmente no setor de franquias, onde escala e quantidade fazem toda diferença.

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Referências

 

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