Equipe de tutoria como estratégia para retenção de alunos

 

A educação a distância cresce rapidamente em popularidade no mundo todo, sem mostrar sinais de desaceleração. Parte deste crescimento se deve pelo grande número de estudantes que encontram suporte técnico prestado pela monitoria e apoio no processo de aprendizagem com a  tutoria nos cursos. É esse modelo de ensino aliado a um material instrucional de qualidade, que promove a retenção dos alunos e a conclusão de um curso.

Um projeto de EAD completo combina a experiência de aprendizagem por meio de canais de comunicação direto com a equipe de Tutoria e Monitoria, que são guiados pelo olhar estratégico do Analista Educacional. No ambiente online essa prática é transformadora. Veja como este time pode atuar na sua estratégia de retenção de alunos:

 

Cronograma e prazos claros

Outra necessidade que os Tutores e Monitores atendem de perto. Os alunos precisam entender o que vai acontecer, só assim enxergam o processo com início, meio e fim. Isso diminui drasticamente o índice de desistência. Um cronograma claro favorece a retenção.

Interação

Um sistema dinâmico e de boa navegabilidade para interação da tutoria monitoria com os alunos é fundamental para garantir o foco no apoio e desenvolvimento do aluno. Pontos como a disponibilidade para incluir as atividades de aprendizagem na rotina diária e a motivação para chegar ao fim do curso, são aspectos que um Tutor atende prontamente.

Canal aberto

Os cursos online precisam de canais de comunicação para que os Tutores supram a necessidade do “professor presencial”.  

Assim como canais que permitam interação com os monitores, que são a ponte entre o aluno e o ambiente virtual de aprendizagem.

Abrir outros canais de comunicação fora do curso, promove a interação e a conversa:

Suporte via e-mail: umas das ferramentas mais utilizadas.

Comunidades de ensino: as plataformas LMS (Learning Management System) permitem a criação de discussões e comunidades integradas ao curso online.

Chat: outro recurso disponível no LMS. É prático e muito utilizado pelos alunos. Podendo fazer conversas em grupo ou individual.

Webinars: encontros online ao vivo são uma excelente estratégia para atrair e manter a o nível de engajamento dos seus alunos.

Redes sociais: quase que indispensáveis na vida das pessoas, as redes sociais podem atrair alunos e abrir mais um campo para troca de informações.

 

Sempre online

Hoje há mais formas de ajudar os alunos online do que os presenciais. Um bom projeto de EAD possui uma equipe de Tutoria e Monitoria sempre disponível. Assim é possível fazer um acompanhamento da real necessidade do aluno, percebendo os GAP’s de aprendizagem e alinhando os esforços.

Uma equipe de Tutores e Monitores, orientados pelas metodologias indicadas pelos Analistas educacionais vai interagir com os alunos em todas as oportunidades, motivar o uso dos recursos mais interessantes do seu curso e fomentar a cooperação.

 

Clique aqui e solicite mais informações sobre capacitação e retenção de alunos.

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