Equipe de tutoria como estratégia para retenção de alunos

A educação a distância cresce rapidamente em popularidade no mundo todo, sem mostrar sinais de desaceleração. Parte deste crescimento se deve pelo grande número de estudantes que encontram suporte e tutoria nos cursos. É esse modelo de ensino aliado a um material instrucional de qualidade, que promove a retenção dos alunos e a conclusão de um curso.

Um projeto de EAD completo combina a experiência de aprendizagem por meio de canais de comunicação direto com a equipe de Tutoria. No ambiente online essa prática é transformadora. Veja como os Tutores podem atuar na sua estratégia de retenção de alunos:

Conteúdo01

O engajamento está ligado diretamente com o conteúdo oferecido. Para um bom curso é necessário uma boa equipe de Analistas Educacionais e Instrucionais, os Tutores atuam com esses profissionais levando informações preciosas, como: relevância dos assuntos tratados, aceitação de temas, quesitos como qualidade e formato dos conteúdos.

Os Tutores estão no dia a dia com os alunos, por isso conseguem transmitir a realidade do processo de aprendizado.

Cronograma e prazos claros

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Outra necessidade que os Tutores atendem de perto. Os alunos precisam entender o que vai acontecer, só assim enxergam o processo com início, meio e fim. Isso diminui drasticamente o índice de desistência. Um cronograma claro favorece a retenção.

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Interação03

Um bom sistema de tutoria é criado com foco no apoio e desenvolvimento do aluno. Pontos como a disponibilidade para incluir as atividades de aprendizagem na rotina diária e a motivação para chegar ao fim do curso, são aspectos que um Tutor atende prontamente.

Algumas das principais causas de evasão em EAD são:

Falta de apoio para estudar

Dificuldades de se adaptar à metodologia

Acúmulo de atividades

Canal aberto 04

Os cursos online precisam de canais de comunicação para que os Tutores supram a necessidade do “professor presencial”. Abrir outros canais de comunicação fora do curso, promove a interação e a conversa:

Suporte via e-mail: umas das ferramentas mais utilizadas.

Comunidades de ensino: as plataformas LMS (Learning Management System) permitem a criação de discussões e comunidades integradas ao curso online.

Chat: outro recurso disponível no LMS. É prático e muito utilizado pelos alunos. Podendo fazer conversas em grupo ou individual.

Webinars: encontros online ao vivo são uma excelente estratégia para atrair e manter a o nível de engajamento dos seus alunos.

Redes sociais: quase que indispensáveis na vida das pessoas, as redes sociais podem atrair alunos e abrir mais um campo para troca de informações.

Sempre online 05

Hoje há mais formas de ajudar os alunos online do que os presenciais. Um bom projeto de EAD possui uma equipe de Tutoria sempre disponível. Assim é possível fazer um acompanhamento da real necessidade do aluno, percebendo os GAP’s de aprendizagem e alinhando os esforços.

20160612_tutoria_estrategia_highlight_03Uma equipe de Tutores vai interagir com os alunos em todas as oportunidades, motivar o uso dos recursos mais interessantes do seu curso e fomentar a cooperação.

Clique aqui e solicite mais informações sobre capacitação e retenção de alunos.

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