EdTech | As tendências digitais para a educação online

Capacitar pessoas é considerada uma das ações mais estratégicas das empresas, pois impacta diretamente nos resultados e na satisfação dos clientes. Pensando em potencializar a formação e capacitação da sua equipe, o nosso time de especialistas fez um apanhado com as soluções digitais que vão, de fato, fazer o seu programa de EAD trazer resultados. Confira!

Realidade Aumentada (RA)realidade-aumentada

A Realidade Aumentada permite a geração da realidade física por meio de dispositivos que processam e exibem as informações A RA tem o objetivo de proporcionar novas experiências de interação entre o estudante e o conteúdo. Utilizando um app via celular, o usuário pode apontar para um marcador em um material impresso, por exemplo, para visualizar um vídeo ou holograma com conteúdo relevante.

 

Realidade virtual (RV)

realidade-virtual

A RV é conhecida como uma solução inovadora que funciona como um convite à imersão em um ambiente virtual. A partir dessa experiência, é possível viver situações impactantes em 360º, interagindo com muito realismo em situações pensadas para aprender e exercitar ações ou tarefas.

 

Inteligência Artificial (AI)

inteligencia-artificial

Algoritmos que são capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. A AI é um conceito composto de vários subcampos, como a aprendizagem de máquinas, que se concentra no desenvolvimento de programas que podem ensinar a aprender, entender, raciocinar, planejar e agir.

 

Internet das Coisas (IoT)

big-data-e-learning-analytics

Objetos e dispositivos que se conectam para coletar e trocar dados pela Internet. A integração desses objetos à internet permite registrar as preferências dos alunos e reunir um grande volume de dados. Já imaginou poder ajustar os conteúdos baseados nas preferências e formar aprendizagem individual?

 

Gamification

gamification

A experiência do aluno é outro componente importante para garantir o engajamento. Segundo a Forbes a incorporação de jogos no local de trabalho, juntamente com RV e RA promete melhorar o envolvimento dos colaboradores. As predições da publicação americana também citam benefícios da estratégia na área comercial, maior retenção e experiência de clientes. Gamification estimula comportamentos estratégicos e pré-mapeados com o objetivo de alcançar resultados em curto e médio prazos.

 

Big Data e Learning Analytics

internet-das-coisas

Saber entender essa grande quantidade de dados e tirar o melhor disso pode gerar um efeito grandioso na capacitação. Big Data aliada à análise estratégica de dados pode mapear novos tipos de aprendizagem e ajudar a identificar os materiais de aprendizagem mais adequados às necessidades de capacitação.

 

Mobile Learning

mobile-learning

A mobilidade é a aliada número 1 da educação online, no Brasil mais de 168 milhões de brasileiros possuem smartphone. Em recente pesquisa Fecomércio-RJ, o smartphone se consolidou como principal meio para acessar a internet, sendo utilizado por 69% dos internautas em 2016. Portanto, propostas educacionais que possam ser consumidas via smartphone,  são uma tendência em 2017.

 

Vídeos

video

Cada vez mais as pessoas querem consumir conteúdos que comuniquem a mensagem de forma clara, simples, esquemática e pessoal. Por isso, os diferentes modelos de vídeo (videoaula, animação, colagem, whiteboard) ganham espaço e se consolidam como solução educacional que será bastante utilizada em 2017.

 

Fontes: http://www.forbes.com/sites/danielnewman/2016/08/30/top-10-trends-for-digital-transformation-in-2017/#322806cc6567

http://www.valor.com.br/carreira/4852732/desafio-e-criar-mecanismos-que-encantem-e-nao-tomem-tempo

http://www.pwc.com/gx/en/issues/technology/tech-breakthroughs-megatrend.html

https://www.brandwatch.com/blog/digital-marketing-trends-2017/

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-02/sete-em-cada-dez-brasileiros-acessam-internet-e-elevam-uso-de-smartphone

Receba Conteúdos!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos produzidos pelo DOT