7 maneiras de reduzir os custos na sua empresa usando Gamification

Se você pensa que investir em estratégias de gamification representa custos está muito enganado. Essa abordagem que otimiza processos simples do dia a dia corporativo é a grande aliada na hora de reduzir custos.

Confira neste artigo 7 cases de como o investimento em Gamification diminuiu custos em áreas estratégicas da empresa!

1. Gamification enxugando horas de treinamentos  01

Sejamos realistas: sem planejamento e boa execução, grande parte dos treinamentos são ineficazes, mal implementados ou ambas as coisas. Quer enxugar custos? Identifique o excesso de treinamento e o implemente estratégias de Gamification. Essa foi a solução de uma grande rede de hotéis. Eles conseguiram cortar custos com treinamentos implementando um sistema gamificado de aprendizagem, online e mobile. O funcionário se via incentivado a “aprender fazendo”, sendo orientado e estimulado pelo app gamificado, e também a solicitar orientação a colegas mais experientes, formando assim times.


2. Motivando o colaborador: diminuindo as faltas nas empresas

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Keas é uma plataforma gamificada para promover a saúde da força de trabalho de empresas. Após experimentar 300% de crescimento anual, a plataforma seguiu prosperando. Usando elementos clássicos de gamification, a Keas aumenta a auto-percepção do colaborador sobre seu estado de saúde, promovendo mudanças desejadas de hábitos. As empresas que adotaram a Keas como parceira perceberam a redução de dias perdidos por motivos de doença e mal-estar. Além da redução nas faltas de trabalho, a plataforma promove a produtividade, juntamente com o bem-estar.

 

3. Marketing em Redes Sociais: engajando clientes a fazerem publicidade para você

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A Samsung criou um programa de lealdade com o cliente, o Samsung Nation, que faz uso de táticas de gamification. Em troca de prêmios simbólicos como pontos e medalhas a Samsung teve um aumento de 500% nas recomendações de clientes, o que reduziu seus custos com marketing e com suporte de produtos. A comunidade, ou “Nação” de clientes Samsung se encarregou de fazer a propaganda da empresa

 

4. Transações online: reduzindo custos operacionais

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A rede bancária Absa introduziu a Gamification em seus serviços para aumentar o índice de transações online (consideravelmente menos custosas para o banco). O sucesso da estratégia mudou o comportamento do cliente do banco que passou a realizar até 60% mais transações online que antes. Confira o case completo aqui.

 

5. Casas gamificadas: casas inteligentes

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E se a sua casa inteligente, objeto de estudos da Domótica, pudesse enviar dicas sobre como poupar energia? Agora imagine que essas mensagens fossem como instruções em um jogo no qual quantos mais pontos você marca maior seu desconto em impostos e taxas. Parece um sonho? Pois já há estudos análogos por aí sobre como gamificar casas inteligentes poderia ser melhor tanto para o Meio Ambiente quanto para o  bolso dos moradores.

 

6. Saúde: aumentando a aderência a tratamentos

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Gamification pode engajar não apenas clientes, mas pacientes. A aderência a tratamentos de saúde, isto é, o engajamento dos pacientes envolvidos, é um aspecto crucial dos mesmos e pode ser motivada por meio de estratégias gamificadas de mudança de hábitos. Tudo isso é realidade, como mostra este app mobile que chegou a reduzir horas de internação e a necessidade de visitas à Emergência.


7.  Meio Ambiente: promovendo hábitos sustentáveis

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Motivar funcionários a mudar seus hábitos, adotando assim práticas sustentáveis, também está no alvo da Gamification. A redução de custo vem junto com o combate ao desperdício e o incentivo a reciclagem. E toda essa mudança de comportamento tornada fácil, rápida e divertida para o colaborador! É o caso da empresa G2G3 que criou estratégias de Gamification para reduzir o uso de impressões em papel e outros fatores formadores da “pegada ambiental” das empresas, onde parte da economia feita era revertida para obras de caridade da escolha dos colaboradores.

 

Quer reduzir os custos na sua empresa? Fale com a gente, com certeza gamification vai ajudar!

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