Dia Mundial da Internet

Por Luiz Alberto Ferla

17 de maio, Dia Mundial da Sociedade da Informação. Mais conhecido como o Dia Mundial da Internet, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005.

A data foi criada após uma Assembleia Geral das Nações Unidas, na Tunísia, visando comemorar os avanços e as ações para a inclusão digital em todo o mundo.

A Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI) premia anualmente projetos que diminuem a exclusão digital e interligam, a partir da internet, países desenvolvidos e subdesenvolvidos. O Brasil foi homenageado em 2015 com o Prêmio Mundial de Telecomunicações e Sociedade da Informação pelos esforços em favor da inclusão digital.

Mas o que podemos melhorar?

Parece que temos muito por fazer. A ONU revela em estudos que no Brasil os conectados somam apenas 60% da população. Em países como Noruega, Dinamarca e Islândia, o número de pessoas conectadas ultrapassa o índice de 90%. Apesar da avaliação positiva, os elevados custos de equipamentos e dos serviços ainda são alguns dos principais fatores pelos quais brasileiros não adquirem acesso à internet, pontos determinantes para que o número de usuários não cresça.

Estamos melhorando, nos desenvolvendo e, principalmente, debatendo o assunto. O marco Civil da Internet, a discussão sobre o limite do pacote de dados, a segurança na rede, entre outros tantos temas, contribuem para a inclusão digital.

O Brasil vive um momento político intenso e a rede mundial contribui para o debate. Um levantamento feito pelo Valor Econômico, realizado entre os dias 4 e 12 de maio, apontou que a TV Senado na internet, canal disponível no Youtube, registrou 740.661 horas de visualização nos dias 11 e 12, ante 65.317 horas no dia 4. O que tem tornado a internet um meio importante, também, para a democracia participativa.

Se em 1996 pensar em negócios digitais era algo inalcançável, hoje percebemos o quão importante tornou-se a internet. O DOT digital group há 20 anos aposta na transformação digital. Seja para capacitar, entender o mercado ou para se comunicar, a nossa motivação caminha junto do novo diálogo global, focado em conectar as pessoas.

Luiz Alberto Ferla, CEO do DOT digital group, mentor da Endeavor e membro do conselho do WTC Business

Receba Conteúdos!

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos produzidos pelo DOT