DOT - Digital Group

A- A+

Opinião | A mobilidade dita novas regras nos negócios

DOT digital group

O avanço do mercado de smartphones e tablets transformou a forma como as pessoas consomem conteúdo e se comunicam. Por dia, trafegam nas redes de telecomunicações 2,5 bilhões de gigabytes de dados, e esse volume cresce em torno de 50% ao ano. Com isso, o crescimento dos dispositivos móveis – em especial os inteligentes – e a evolução da tecnologia móvel junto à população brasileira trouxeram ao mercado um novo mundo a ser explorado, em um cenário onde as empresas precisam ficar atentas à mobilidade e à conectividade.

O mobile nunca foi tão citado, e o que começou em 2013 – ano que consolidou a tendência dos smartphones – criará raízes ainda mais profundas em 2014, ano em que teremos mais celulares do que pessoas no mundo.

No ano passado o Brasil alcançou mais de 100 milhões de internautas sendo que, deste número, 80 milhões de pessoas acessaram a web via dispositivos móveis. Mas o fato que chama a atenção é que os smartphones e tablets foram a porta de entrada na web para mais de 3,8 milhões de brasileiros no primeiro semestre de 2013, os dados são da 13ª edição da pesquisa F/Radar, realizada pela Datafolha.

Esta grande adesão aos dispositivos portáteis se deve aos investimentos em internet móvel e, também, à facilidade em operar e adquirir os aparelhos que, por sua vez, vencem a barreira financeira e intelectual dos usuários.

Projeção

Segundo projeção divulgada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e pela consultoria IDC, a expectativa é de que sejam vendidos 10,795 milhões de tablets em 2014, o que representaria, se concretizado esse número, uma alta de 36%.

Para os dispositivos inteligentes o cenário será similar ao de 2013, com as vendas de smartphones crescendo 61% e dos aparelhos tradicionais recuando 44%. A projeção da associação é que os smartphones representarem 76% das vendas, enquanto os dispositivos tradicionais serão consumidos por 24% da população. No total, serão vendidos 67,6 milhões de celulares em 2014, estima a Abinee. Somente em smartphones, o Brasil deverá vender 51,4 milhões de dispositivos.

Longe de ser algo espetaculoso e inacessível, a tecnologia já está mudando até mesmo o perfil de consumo dos brasileiros. Ela, hoje, pauta os grandes investimentos em negócios, com reflexos que vão da ponta de consumo à infraestrutura.

As empresas que estão na rede com o objetivo de melhorar a vida das pessoas, auxiliando as relações por meio da tecnologia seguem na dianteira, pois, não estar neste mundo significa não existir para um mercado onde, espontaneamente, novos adeptos circulam, opinam e consomem.

Mas, este mercado não é tão simples, como muitos imaginam – exige conhecimento. É importante contar com quem entende e pode desenvolver, sob medida para o seu negócio, a estratégia digital que vai fortalecer a presença online da sua empresa, interagir com público-alvo e criar engajamento com a marca. Usando todas as ferramentas possíveis para atingir o seu target.

Sua empresa é maior no mundo digital

A Talk2, empresa da holding DOT digital group, preparou um White Paper com o estudo de caso da rede Imaginarium, marca número 1 em presentes criativos. O material contempla a evolução do trabalho focado na presença online, as peculiaridades do marketing digital e suas possibilidades de negócio, além, é claro, os resultados da ação – que são surpreendentes. Acesse http://materiais.talk2.com.br/case_imaginarium.

*Luiz Alberto Ferla é presidente do DOT digital group (Knowtec, Talk2, TechFront, DDBR, Keeping Up, IEA, SocialBase, SuitePlus) e Líder Empresarial 2012 (Fórum de Líderes).

Este artigo foi publicado na versão impressa do Jornal Notícias do Dia e,  também, nos portais O Empreendedor e  Acontecendo Aqui.

Deixe seu comentário

You must be logged in to post a comment.